“Infelizmente, Rússia continua o seu terror”: Ucrânia acusa Moscovo de ter destruído 80% das centrais térmicas

Denis Shmigal, primeiro-ministro da Ucrânia, acusou esta sexta-feira as Forças Armadas da Rússia de bombardearem sistematicamente as instalações energéticas do país, tendo destruído 80% das centrais térmicas a carvão nas últimas semanas.

“Continuam a disparar contra as nossas instalações energéticas, destruindo transformadores e geradores. Infelizmente, nas últimas semanas, a Rússia destruiu 80% das centrais térmicas alimentadas a carvão”, indicou Shmigal, em entrevista à publicação estónia ‘ERR’.

Neste ponto, o chefe de Governo da Ucrânia lembrou que a Estónia tem “equipamentos antigos do estilo soviético” que seriam de grande ajuda para reparar as centrais elétricas ucranianas danificadas e assim poder colocar novamente em funcionamento parte da rede energética do país, devastado pela guerra com Moscovo durante os últimos dois anos.

“Estamos também a trabalhar com outros parceiros para criar um sistema descentralizado de fornecimento de energia à população. Hoje temos interrupções no fornecimento de eletricidade às pessoas e à indústrias. Infelizmente é verdade, a Rússia continua o seu terror”, acusou Shmigal.




Comentários
Loading...