IMI de moradia de luxo de Miguel Albuquerque sofre aumento de 432 euros: Fisco tinha avaliado como um prédio velho
Miguel Albuquerque, presidente do Governo regional da Madeira, viu ser atualizado em 436% o IMI pelo Fisco sobre a moradia de luxo que tem à beira-mar em Ponta Delgada, na costa norte da ilha – de 99 para 531 euros por ano, revelou esta terça-feira o ‘Correio da Manhã’. Ao imóvel foi atribuído um valor patrimonial de 177.149 euros, contra os atuais 33.214 euros.
A Autoridade Tributária (AT) já notificou o presidente demissionário do Governo insular sobre o novo valor patrimonial tributário (VPT), que resultou de uma avaliação atualizada feita por um perito imobiliário externo, a pedido da AT.
O jornal diário lembrou que a nova avaliação se seguiu a uma notícia de que Miguel Albuquerque tinha, por uma casa de luxo, um valor de IMI relativo a um prédio velho: a moradia foi construída no mesmo local onde estava um prédio velho entretanto demolido, que tinha o mesmo valor patrimonial tributário indicado para o presidente demissionário do Governo regional.
“Aceito a avaliação, não pretendo contestar”, respondeu Miguel Albuquerque sobre o novo VPT. “Segundo a AT, logo que a avaliação do prédio omisso, melhorado, modificado ou ampliado, se torne definitiva, liquida-se o imposto a que houver lugar e desde a data de emissão da licença de utilização emitida pelo Município de São Vicente, logo, desde 2022”, explicou.