IA pode tornar-se o ‘sonho’ de qualquer pessoa com alopecia ou calvície: robô ARTAS iX promete devolver o cabelo

De acordo com a publicação ‘El Economista’, 42,6% dos homens espanhóis sofrem com o problema e quase 60% tem predisposição genética para o sofrer, de acordo com estudos realizados pela empresa ‘Svenson’: uma condição de saúde que atira Espanha para o segundo lugar do mundo no ranking dos mais afetados por esta doença capilar

Executive Digest
Julho 21, 2024
11:30

Encontrar a ‘cura’ contra a calvície ou alopecia tem sido um dos grandes desafios da ciência e da indústria farmacêutica há anos. A alopecia, que afeta homens e mulheres, é uma patologia sofrida por milhares de pessoas em todo o mundo. Por isso, cada vez mais surgem tratamentos promissores, como os que a Inteligência Artificial (IA) pode oferecer.

De acordo com a publicação ‘El Economista’, 42,6% dos homens espanhóis sofrem com o problema e quase 60% tem predisposição genética para o sofrer, de acordo com estudos realizados pela empresa ‘Svenson’: uma condição de saúde que atira Espanha para o segundo lugar do mundo no ranking dos mais afetados por esta doença capilar.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS), a procura por transplantes capilares cresceu 157% entre 2008 e 2019. Desta forma, espera-se que o mercado global de transplante capilar atinja um valor de cerca de 38,8 mil milhões de euros até 2032. A Turquia tem aproveitado este crescimento na procura, colocando pacotes de turismo procurados por um grande número de pacientes, que procuram fazer estes tratamentos ‘de baixo custo’.

No entanto, há alternativas: o robô ARTAS iX, por exemplo, da empresa Venus Concept. Um sistema robótico inovador capaz de realizar transplantes capilares e dessa forma ajudar os cirurgiões a extrair folículos capilares, num processo mais preciso e potencialmente melhorando os resultados.

Há várias vantagens, de acordo com a revista ‘GQ’:

1. Analisa, monitoriza e controla constantemente a posição, ângulo, tamanho e orientação de cada folículo capilar, ajustando-o ao movimento.

2. É o procedimento mais rápido e indetetável que existe, capaz de transplantar, numa única sessão, 4.000 unidades foliculares, o que equivale a 10.000 fios de cabelo, conseguindo um crescimento de mais de 95% dos cabelos transplantados.

3. Realiza planeamento pré-operatório 3D que permite ao médico personalizar e ordenar o desenho da área recetora.

4. Reconhece e mapeia digitalmente áreas de enxerto passadas, atuais e futura, aprendendo novos padrões que proporcionam melhorias contínuas.

5. Seu sistema de visão estereoscópica de alta definição visualiza e analisa com precisão cada unidade folicular e reconhece e identifica as suas principais características a uma velocidade de 60 vezes por segundo.

6. Realiza uma análise inteligente dos enxertos adequados da área doadora, sem risco de deixar cicatriz linear, e calcula e identifica as melhores unidades foliculares para extrair, evitando danos colaterais às demais.

7. Proporciona resultados muito naturais tanto na área doadora quanto na recetora, protege os cabelos existentes e minimiza o desconforto da intervenção, reduzindo os tempos de convalescença e recuperação.

Por último, o preço: 3 mil euros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.