Hyundai revela novo INITIUM: concept de veículo elétrico chega com célula de combustível a hidrogénio

A Hyundai revelou o novo INITIUM, um concept de veículo elétrico com célula de combustível de hidrogénio (FCEV) no evento ‘Clearly Committed’ realizado no Hyundai Motorstudio Goyang, a 31 de outubro.

INITIUM é uma palavra latina que significa “início” ou “primeiro”, representando o status da Hyundai como pioneira em energia de hidrogénio e o compromisso em desenvolver uma sociedade de hidrogénio.

INITIUM pretende ser um vislumbre do novo FCEV de produção que a Hyundai planeia revelar no primeiro semestre do próximo ano. O concept resume os 27 anos de desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio da Hyundai e reflete o claro compromisso em alcançar uma sociedade de hidrogénio sustentável.

Este conceito único de SUV movido a célula de combustível de hidrogénio marca também a estreia da nova linguagem de design da Hyundai Motor – denominada “Art of Steel” – incorporando o caráter da HTWO, a marca de negócios dedicada à cadeia de valor do hidrogénio do Hyundai Motor Group.

“O compromisso claro e inabalável da Hyundai com o hidrogénio nos últimos 27 anos está enraizado na nossa crença no seu potencial como uma energia limpa, acessível e, portanto, justa para todos”, referiu Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “Dedicamo-nos a ser pioneiros num futuro em que o hidrogénio seja utilizado por todos, em tudo e em todo o lado. Convidamos-vos a juntarem-se a nós nesta viagem.”

A Hyundai lançou a sua marca de negócios da cadeia de valor de hidrogénio HTWO no início deste ano na CES 2024, destacando a forma como o presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, está a concentrar os esforços do Hyundai Motor Group na energia de hidrogénio.

Revelando a visão para a HTWO Grid – uma solução de energia de hidrogénio de ponta a ponta que abrange produção, armazenamento, transporte e utilização – o Presidente Executivo Chung expressou o compromisso do Grupo em participar ativamente no desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio e reafirmou as capacidades do Grupo para alcançar esse objetivo, destacando que “A mudança para a energia de hidrogénio é um passo para as gerações futuras”.

O que é a nova linguagem de design “Art of Steel” da Hyundai?

Na inauguração, SangYup Lee, vice-presidente Executivo e Chefe da Hyundai e Genesis Global Design, apresentou o conceito INITIUM e a nova linguagem de design ‘Art of Steel’ da Hyundai.

“O nosso desafio começou na fase de construção, onde levámos as capacidades de moldar o aço ao extremo para criar uma forma de arte”, disse Lee. “Com a INITIUM, criámos um design mais semelhante a um SUV, sólido e seguro, refletindo a nossa dedicação aos nossos clientes através do ‘design centrado no cliente’.”

O design icónico da INITIUM integra o símbolo HTWO, representando a visão da Hyundai para um futuro impulsionado pelo hidrogénio. O gráfico inspirado no “+” como parte da assinatura de iluminação da INITIUM combina com o para-choques, criando uma sugestão de design distinta específica do FCEV, marcada por iluminação única, volumes sólidos e elegância refinada.

A estética distinta semelhante a um SUV do INITIUM integra perfeitamente a funcionalidade de vida urbana com a capacidade de aventura ao ar livre com as suas linhas arrojadas e estrutura sólida, equilibrando robustez e sofisticação. As jantes de 21 polegadas do concept complementam o design geral, com o suporte de tejadilho robusto do veículo a adicionar uma caraterística prática para aqueles que possuem estilos de vida urbanos e ao ar livre.

INITIUM melhora o desempenho, o conforto e a segurança do FCEV

O desenvolvimento do INITIUM centrou-se em três aspetos principais: autonomia superior e desempenho melhorado, que são os principais pontos fortes dos carros a hidrogénio, um interior e área de bagageira espaçosos, tornando-o ideal para famílias, e características únicas de conveniência e segurança diferenciadores dos carros a hidrogénio.

Uma das maiores vantagens de um FCEV a hidrogénio é a impressionante autonomia e a flexibilidade que isso traz. Com o INITIUM, a Hyundai equipou o conceito com grandes depósitos de combustível de hidrogénio para maximizar o alcance do veículo, aumentando os benefícios dos FCEV de hidrogénio.

A Hyundai também equipou o INITIUM com jantes aerodinâmicas para reduzir o atrito, envoltas em pneus de baixa resistência ao rolamento, para uma autonomia estimada de mais de 650 km entre o reabastecimento.

Quanto ao desempenho, o INITIUM oferece excelente aceleração e capacidade de ultrapassagem. Ao desenvolver ainda mais a tecnologia de célula de combustível da Hyundai, a empresa aumentou a potência da pilha e aumentou a capacidade da bateria, permitindo uma potência do motor elétrico de até 150 kW. Isso garante que os condutores tenham uma condução suave em áreas urbanas e em velocidades mais altas em autoestradas.

O INITIUM proporciona um nível impressionante de espaço interior e versatilidade adequados para um SUV familiar, com um amplo espaço para os passageiros da segunda fila e com os encostos dos bancos com um grande ângulo reclinável para maior conforto. O porte largo e o grande ângulo de abertura da porta traseira do INITIUM aumentam a conveniência para os passageiros do banco traseiro ao entrar e sair do carro.

O INITIUM inclui um configurador de rotas específico que vai ao encontro de um dos maiores problemas para os compradores do FCEV: a infraestrutura de carregamento. Com este recurso, os utilizadores podem facilmente traçar uma rota ideal, encontrando estações de carregamento ao longo do caminho sem ter de aceder a um aplicativo separado ou fazer uma chamada telefónica. Os utilizadores podem verificar a localização, acessibilidade e estado de funcionamento de uma estação de carregamento identificada, bem como o número de veículos em espera e, portanto, a possibilidade de carregamento.

Além disso, a célula de combustível de hidrogénio da INITIUM fornece eletricidade sem emitir gases poluentes. Esta eletricidade pode ser utilizada para alimentar e carregar vários eletrodomésticos e dispositivos pessoais através da funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) do concept. O terminal externo pode ser projetado para se conectar diretamente a uma tomada doméstica de 220V, transformando o INITIUM não apenas num meio de transporte, mas também em um potencial fornecedor de energia.

Em linha com o compromisso da Hyundai com a segurança, o INITIUM foi desenvolvido para alcançar um desempenho global de segurança contra colisões e segurança de condução de alto nível. Para garantir ampla segurança aos passageiros em caso de colisão, o veículo é reforçado com uma estrutura multi-frame na dianteira, bem como uma estrutura lateral da carroçaria, incorporando nove airbags e garantindo assim um desempenho de segurança de colisão de classe mundial.

A Hyundai irá apresentar o INITIUM no Salão do Automóvel de Los Angeles e na Auto Guangzhou em novembro, solidificando ainda mais sua posição no mercado global como líder em mobilidade a hidrogénio. A versão de produção do conceito INITIUM está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2025.

Passado, presente e futuro: o desenvolvimento de veículos a hidrogénio da Hyundai

Além da apresentação do INITIUM, a Hyundai organizou uma sessão Hydrogen Heritage Talk, apresentando os seus 27 anos de história de desenvolvimento do FCEV. O painel de discussão entre executivos permitiu que os visitantes experimentassem e se envolvessem com a dedicação da Hyundai ao desenvolvimento dos veículos FCEV.

Para o novo milénio, a Hyundai iniciou o seu ambicioso Projeto Mercury, destinado a fazer a ponte entre os líderes da indústria, e o Projeto Polaris, que se concentrou no desenvolvimento independente da tecnologia central de pilhas de combustível da empresa.

Em 2005, a Hyundai estabeleceu o seu Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia Ambiental Mabuk, acelerando o desenvolvimento de veículos a pilhas de combustível de hidrogénio. Na altura, o presidente honorário do Hyundai Motor Group, Mong-Koo Chung, encorajou os investigadores das instalações a ultrapassarem os limites, capacitando-os para enfrentar desafios de engenharia com coragem e confiança.

“Nunca podemos fazer algo grandioso criando-o apenas uma vez”, disse Chung. “Não se preocupem com o orçamento, deixem os jovens engenheiros tentarem fazer todo o tipo de carros com que sonham. Não há necessidade de economizar dinheiro desenvolvendo o mesmo carro 100 vezes. Está tudo bem se todos os 100 modelos forem completamente diferentes entre si.”

A evolução do hidrogénio na Hyundai fez com que a marca se transformasse no primeiro construtor do mundo a produzir em massa FCEV movidos a hidrogénio, introduzindo o primeiro modelo movido a célula de combustível de hidrogénio em 2018. Estas conquistas de desenvolvimento do FCEV destacam o claro compromisso da Hyundai em criar um futuro melhor.

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