Hyundai N apresenta audacioso RN24: modelo de próxima geração abre caminho para EV de alto desempenho

No evento ‘N Day 2024’, realizado no passado dia 25, a divisão N de alto desempenho da Hyundai Motor Company apresentou o RN24, um ‘Rolling Lab’ de próxima geração que demonstra as possibilidades futuras dos veículos elétricos (EV) de alto desempenho.

O evento anual ‘N Day’ destaca a inovação incansável da Hyundai N e o compromisso de se destacar em tecnologias de alto desempenho, comprovadas no desporto motorizado e visão de futuro. O evento destaca os três pilares da Hyundai N: Corner Rascal, Racetrack Capability, e Everyday Sportscar. Estes pilares refletem o compromisso da marca em criar experiências de condução divertidas e envolventes que são exclusivamente possíveis com a tecnologia EV.

“A Hyundai N não é apenas uma marca, mas uma representação do nosso compromisso com a inovação e o alto desempenho”, disse Manfred Harrer, vice-presidente executivo e chefe da Unidade de Tecnologia de Desenvolvimento de Genesis e Desempenho. “O RN24 é um testemunho de nossas ambições ousadas para o futuro.”

Como Rolling Lab de próxima geração da Hyundai N, o RN24 é a mais recente evolução de uma série inovadora de veículos de teste que preenchem a lacuna entre a tecnologia de automobilismo e os modelos de produção N. Originados com a série RM (Racing Midship) em 2012 e incluindo EV como RN22e e N Vision 74, os Rolling Labs servem como bancos de testes para tecnologias de alto desempenho.

A RN24 continua este legado, ultrapassando os limites da tecnologia de desportos motorizados e moldando o futuro dos veículos eletrificados da marca N.

Alta potência em chassis compacto e leve

A estreia global do RN24 mostra a visão de N para o futuro próximo. Inspirado pelo desejo de encaixar o conjunto propulsor EV mais potente no menor pacote possível, o Hyundai N aplicou o sistema de eletrónica de potência (PE) de duplo motor de 650 cv com capacidade desportiva do IONIQ 5 N. Este foi instalado num chassis EV compacto inspirado no Campeonato do Mundo de Ralis, resultando num EV compacto, leve e ágil concebido para entusiastas N.

Este Rolling Lab não é apenas um veículo de teste, é uma plataforma de ponto de partida para a próxima geração de EV de alto desempenho. Reflete o espírito ousado da Hyundai N de continuar a explorar novas formas de melhorar a experiência de condução elétrica — não apenas aumentando a potência e a velocidade, mas através de um foco meticuloso na condução e precisão.

RN24 é alimentado pelo sistema PE do IONIQ 5 N. Um conjunto de baterias redesenhado mantém a capacidade de 84 kWh do modelo de produção, mas permite uma distância entre eixos 340 mm mais curta, reduzindo-a para o tamanho do segmento B, comparável com o concorrente i20 N Rally1 Hybrid World Rally Championship (WRC) da Hyundai Motor

Suspensão inspirada no WRC e tecnologia de desportos motorizados

O sistema de chassis do RN24 apresenta uma configuração de suspensão ao estilo WRC recentemente concebida com amortecedores com especificações de ralis e subestruturas de elevada rigidez.

Este Rolling Lab está equipado com o sistema WRC Powertrain Drive Control Logic. Este sistema avançado permite aos condutores ajustar a potência PE, a sensibilidade à aceleração, a sensibilidade regenerativa dos travões e o equilíbrio de potência PE utilizando os botões do volante. Esta funcionalidade espelha as características de controlo encontradas nos desafiantes do Hyundai WRC. Além disso, o desempenho de arrefecimento da bateria e do motor do RN24 é assegurado por modificações no sistema avançado do IONIQ 5 N, e a agilidade extra é alcançada por uma configuração de direção mais rápida que oferece resposta ao nível do carro de rali.

O veículo dispõe de um sistema de som externo de alta saída, com duas colunas laterais, para além da configuração N Ative Sound+ do IONIQ 5 N. A trilha sonora do RN24 é aumentada por um design de para-lamas traseiro que atua como uma caixa de som, aprimorando a experiência de som e criando uma trilha sonora imersiva para os fãs que complementa os recursos de alto desempenho do veículo.

Entre as muitas tecnologias de automobilismo de ponta da RN24, o controle de binário do motor “Rally Mode” é um diferencial fundamental. Tal como o sistema de tração às quatro rodas da Hyundai N utilizado no i20 N Rally 1, esta configuração ajuda a otimizar a distribuição do binário para as quatro rodas. O desempenho da tecnologia mecânica do i20 N Rally 1 é simulado pelo controlo eletrónico de binário do motor ‘Rally Mode’ da RN24, simplificando o sistema em termos de complexidade e custo para uma aplicação mais realista em futuros carros de produção.

O e-Handbrake é outra tecnologia inspirada nos 10 anos de história da Hyundai N no WRC. Ele ajuda a reduzir o peso, eliminando a necessidade de processos físicos usados no pré-aquecimento de travão lateral e instalações de travão hidráulico que eram usadas anteriormente. A Hyundai testou recentemente esta tecnologia inovadora numa etapa do Rali da Europa Central do WRC.

O RN24 é definido visualmente pela sua rollcage exposta altamente rígida ao estilo exoesqueleto. Inspirado nos conceitos do WRC, não só garante a segurança dos ocupantes, como também aumenta o desempenho geral e a estabilidade do veículo durante manobras a alta velocidade.

A aplicação de N Performance Parts inclui jantes forjadas Elantra N de 19 polegadas em preto mate que aumentam o apelo estético do veículo e contribuem para o seu desempenho.

Além disso, o RN24 está equipado com um spoiler dos modelos Touring Car Racing (TCR) da Hyundai Motorsport. Este spoiler melhora o desempenho aerodinâmico, melhorando a agilidade e estabilidade. O RN24 também implementa elementos impressos em 3D para melhor rigidez e redução de peso.

Esta combinação de características inovadoras define a abordagem do RN24 e da Hyundai N ao design, tecnologia e desempenho, ultrapassando os limites da tecnologia de desportos motorizados elétricos.

“O RN24 exemplifica o compromisso da Hyundai N com o avanço da tecnologia de automobilismo elétrico, priorizando a experiência de condução em vez de números de especificações”, disse Joon Park, vice-presidente do N Brand Management Group. “Este Rolling Lab prova que ainda há potencial inexplorado para EV de alto desempenho e, com novas tecnologias à frente, há muito o que esperar.”

Ler Mais





Comentários
Loading...