Honda revela o seu novo SUV elétrico plug-in com pilha de hidrogénio. Conheça o CR-V e:FCEV
A Honda revelou hoje o modelo de produção CR-V e:FCEV, um novo veículo elétrico fuel cell a hidrogénio (FCEV). Autonomia supera os 600 km com um depósito cheio de hidrogénio.
De acordo com a Honda, este lançamento torna-os no primeiro construtor automóvel japonês a lançar um modelo FCEV com a função de carregamento “plug-in” que permite o carregamento da bateria de bordo a partir de uma fonte de energia externa.
Será equipado com o sistema fuel cell codesenvolvido pela Honda e pela General Motors (GM) e produzido pela sua empresa de joint-venture, Fuel Cell System Manufacturing, LLC (no Michigan, EUA). O veículo será produzido no Performance Manufacturing Centre da Honda (no Ohio, EUA) e exportado para o Japão.
Este modelo deverá estar à venda no Japão este verão. Após a introdução no Japão, as vendas na América do Norte estão programadas para começar antes do final de 2024.
O CR-V e:FCEV deve oferecer mais de 600 km de autonomia com um depósito cheio de hidrogénio, com uma autonomia adicional de mais de 60 km medida pelo Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos Ligeiros (WLTP).
Esta novidade da Honda apresenta um habitáculo tão espaçoso como o do modelo base do CR-V, mas adotou a ideia de tirar partido da forma saliente do depósito de hidrogénio para criar um espaço de carga de dois níveis utilizando uma placa flexível, com um espaço de bagagem plano e amplo e um nível de arrumação superior para facilitar a organização de itens mais pequenos.
Apresenta um design exterior que expressa uma aparência inteligente e dinâmica exclusiva dos FCEV, e o design interior oferece um estilo único para um FCEV amigo do utilizador e ambientalmente responsável, incluindo a utilização de pele sintética de base biológica nos bancos.
Para o conetor de carregamento/saída de corrente alternada (CA) do CR-V e:FCEV, foi adotada a norma SAE J1772, a norma de carregamento de nível 2 no Japão e nos EUA, que permite aos utilizadores ligar o CR-V e: FCEV a uma tomada elétrica CA doméstica para um carregamento conveniente da bateria. Além disso, o CR-V e:FCEV possui uma função de saída externa de eletricidade CA até um máximo de 1500 W, ligando o Honda Power Supply Connector, um conetor de carregamento externo CA, a uma porta de carregamento normal do veículo. Isto permite que o CR-V e:FCEV funcione como uma fonte de energia durante falhas de energia, bem como para atividades recreativas ao ar livre.
A versão japonesa do CR-V e:FCEV está equipada com um conetor de saída de corrente contínua (DC) baseado na norma CHAdeMO. Ao ligar o conetor de saída localizado no compartimento de carga a um dispositivo portátil de saída de energia externa, como o Power Exporter e:6000 ou o Power Exporter 9000, o CR-V e:FCEV pode obter energia externa de alto rendimento e servir como fonte de energia em caso de emergência e/ou num evento ao ar livre.