Hoje é Dia Internacional da Paz: participe no desafio e coloque um pano branco à janela

No ano em que é assinalado o 25.º aniversário da Declaração e do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é “Cultivar uma Cultura de Paz​”

Francisco Laranjeira
Setembro 21, 2024
8:00

Celebra-se este sábado o Dia Internacional da Paz, uma data instituída em 2001 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como uma dia consagrado ao cessar-fogo e à não violência.

No ano em que é assinalado o 25.º aniversário da Declaração e do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é “Cultivar uma Cultura de Paz​”.

Pretende, assim, relembrar que uma cultura de paz necessita de ser implementada em todas as comunidades ​através da educação formal e informal, em todos os países e por todas as gerações.

Num mundo com crescentes tensões e conflitos prolongados, relembra-se os valores definidos para uma cultura de paz:

– o respeito pela vida, pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais;
– a promoção da não-violência através da educação, do diálogo e da cooperação;
– o compromisso com a resolução pacífica dos conflitos e;
– a adesão à liberdade, à justiça, à democracia, à tolerância, à solidariedade, à cooperação, ao pluralismo, à diversidade cultural, ao diálogo e à compreensão a todos os níveis da sociedade e entre as nações.

A UNICEF e as Nações Unidas promovem a iniciativa “Janela Branca pela Paz” (#JanelaBrancaPelaPaz) em solidariedade para com as vitimas de guerras e conflitos. A ideia é participar simbolicamente pendurado um pano branco na janela de casa.

Em Portugal, diversas figuras públicas vão participar da iniciativa: António Raminhos, Carlão, Carolina Deslandes, Catarina Furtado, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Jessica Athayde, João Baião, José Luis Peixoto, Marisa Liz, Nelson Évora, Nuno Markl, Pedro Fernandes, ProfJam, Ricardo Pereira, Rita Blanco e Tânia Ribas de Oliveira são alguns dos porta-vozes deste movimento, ao qual se juntou o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal.

A iniciativa está aberta a todos: para tal, basta pendurar na janela de casa ou no local de trabalho, um pano branco, seja um lençol, uma bandeira, uma fronha ou uma toalha.

A organização desta iniciativa, em comunicado, explica que pretende lembrar que a Paz não é apenas um conceito distante, mas antes uma necessidade urgente que toca a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, e apela a que no dia 21 de setembro o poder da Paz esteja em cada janela, tornando-se numa voz ativa pela Paz.

A #JanelaBrancaPelaPaz pretende criar uma corrente online de solidariedade e empatia para quem vive em situação de guerra ou de conflito, relembrar os impactos dos conflitos e das guerras e apelar aos líderes e decisores nacionais e mundiais para que evitem o conflito, promovam a Paz e privilegiem o diálogo e a diplomacia na resolução de disputas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.