‘Herdeiro’ de Xuxas detido pela PJ tem ligação próxima com autarca do PSD em Lisboa: Luís Newton nega qualquer relação

Em comunicado, a PJ revelou a detenção de três indivíduos, dando seguimento a mandados de captura europeus, no âmbito de uma operação internacional designada por ‘Origami’

Revista de Imprensa
Dezembro 13, 2023
10:06

A operação da Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, contra o tráfico de droga conduziu à detenção de Heitor Brandão, considerado um dos maiores traficantes da capital portuguesa, que terá garantido o controlo da rede de Rúben Oliveira, conhecido como “Xuxas”, que está detido desde junho do ano passado.

Em comunicado, a PJ revelou a detenção de três indivíduos, dando seguimento a mandados de captura europeus, no âmbito de uma operação internacional designada por ‘Origami’, que investigou um “grupo organizado, com caráter transnacional, que se dedicava reiteradamente à introdução de elevadas quantidades de cocaína, provenientes do Brasil, até ao continente europeu”. A investigação iniciou-se em França, no início de 2022.

Heitor Brandão, segundo revelou o ‘Jornal de Notícias’, teria o controlo de todo o tráfico de droga que se fazia na Estrela, mas também em Campo de Ourique e no Casal Ventoso – era o alegado líder de uma célula responsável pela logística de um cartel que fazia chegar à Europa milhares de quilos de cocaína.

No entanto, Heitor Brandão tem igualmente ligações políticas que suscitam polémica: Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, tinha uma relação próxima – nas redes sociais, é possível ver-se diversas fotografias dos dois, na campanha eleitoral para a presidência da junta. O responsável político já garantiu que nada tem a ver com os negócios ilícitos de Heitor Brandão.

“Quero afirmar que é totalmente falso que a pessoa detida tenha feito parte de alguma candidatura por mim encabeçada”, escreveu Luís Newton, no ‘Facebook’, salientando que “a ideia de eu estar ligado a uma rede de tráfico de droga não passa de uma construção fantasiosa, um disparate absoluto que nem merece comentários, por tão absurdo que é”.

Em declarações ao ‘Correio da Manhã’, Luís Newton garantiu que em 10 anos como presidente da Junta ouviu “muitos rumores, inclusiva a ligação do Heitor à droga. Mas foram sempre só rumores”. “Não sabia de nada, nunca vi nada. Não é meu amigo, tínhamos apenas ligações institucionais por eu ser presidente da Junta e ele presidente de uma coletividade”, sublinhou.

“Conheci-o em 2013 quando me candidatei pela primeira vez à Junta. Ele já na altura era presidente de uma coletividade, que entretanto já cessou atividade. Ele nunca trabalhou para a Junta”, indicou o autarca do PSD.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/pj-apanha-um-dos-maiores-traficantes-de-lisboa-dezenas-de-inspetores-realizam-buscas-em-diversos-pontos-da-capital/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.