Guerra com Putin pode ser interrompida até 2025, garante Zelensky

Volodymyr Zelensky destacou, esta quinta-feira, que a situação no campo de batalha na Ucrânia “cria uma oportunidade” para tomar medidas para terminar com a guerra até 2025.

“Em outubro, novembro e dezembro, temos a chance de mover as coisas em direção à paz e à estabilidade duradoura. A situação no campo de batalha cria uma oportunidade para fazer esta escolha – uma escolha para uma ação decisiva para acabar com a guerra o mais tardar em 2025 e contamos com a liderança do presidente Biden, contamos com os passos fortes e sábios da Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália para trazer segurança e paz à Europa”, apontou o presidente ucraniano, na cimeira Ucrânia-Sudeste Europeu em Dubrovnik (Croácia).

O presidente ucraniano aproveitou a cimeira para pedir aos países do sudeste europeu que invistam na produção de armas na Ucrânia. Além da Croácia, participaram na cimeira os primeiros-ministros, presidentes ou ministros dos Negócios Estrangeiros da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Roménia, Sérvia, Eslovénia e Turquia.

Uma série de ataques aéreos russos na manhã desta quinta-feira feriu quatro pessoas e danificou 29 prédios na cidade de Zaporizhia, no sudeste do país, alertou o governador regional. De acordo com a polícia nacional da Ucrânia,as forças russas usaram bombas planadoras em três ataques à cidade, de acordo com informações preliminares.

As forças russas ocupam parcialmente a região de Zaporizhia, uma das quatro na Ucrânia que Moscovo alega ter anexado. A região também abriga a maior central nuclear da Europa, também atualmente controlada pelas forças russas.




Comentários
Loading...