Grupo Brisa com novo organograma, logótipo e posicionamento alinhados com nova fase de expansão
A Brisa anunciou hoje um novo organograma, com o grupo Brisa à cabeça e debaixo do qual ficam as várias participadas Via Verde, Controlauto, Colibri, A-to-Be e a Brisa Autoestradas, que substitui a Brisa Concessão Rodoviária.
Em comunicado, o grupo avança que o novo organograma traduz a “nova fase de expansão” da Brisa, no âmbito da qual foram também anunciados uma nova identidade gráfica, um logótipo renovado e um posicionamento alinhados com a nova fase de desenvolvimento interno e de crescimento internacional na gestão de infraestruturas e soluções de mobilidade.
“A mudança reflete a nova realidade da Brisa. Quando nasceu, há 50 anos, a empresa tinha o propósito de construir e gerir autoestradas, hoje é um grupo de empresas que gere infraestruturas e oferece soluções e serviços de mobilidade, com um objetivo de expansão internacional focado na transição para uma mobilidade sustentável”, sustenta a empresa.
Citado no comunicado, o presidente da Comissão Executiva da Brisa recorda que, há dois anos, o grupo definiu “uma nova ambição”, designada Vision 25, de “desenvolvimento interno e crescimento internacional”, que é agora atualizada com a nova identidade gráfica.
“Estamos a atualizar essa visão e, alinhados com essa ambição renovada, decidimos rever aquela que é a nossa identidade, adaptando-a à realidade do grupo e das suas empresas”, afirma António Pires de Lima.
Segundo explica, a esta nova identidade corresponde também um novo logótipo que, “respeitando a natureza, a essência e as cores” do logótipo até agora usado, pretende “expressar a nova ambição de desenvolvimento internacional” e “um grupo Brisa mais global”.
A nova entidade gráfica tem também uma nova assinatura – “Abre caminho” ou, em inglês, “Leading the way” –, que visa “dar expressão aos objetivos de crescimento e desenvolvimento das diferentes unidades de negócio que têm uma essência comum: a mobilidade”.
O presidente do grupo Brisa sublinha ainda que, no ano passado, a Colibri e a Controlauto “redefiniram e reforçaram a sua identidade e posicionamento para ficarem mais próximos dos clientes”, enquanto a Via Verde começou, há um ano, “uma nova etapa de desenvolvimento e crescimento” e a empresa de tecnologia para a mobilidade A-to-Be tem “um projeto crescentemente ambicioso do ponto de vista internacional”.
“Faltava renovar a identidade da Brisa, adaptando-a à nova realidade e, claro, não esquecendo que, no centro de tudo, está a nossa atividade principal: a operação e a manutenção das nossas concessões de autoestradas. A este universo passaremos agora a chamar Brisa Autoestradas”, diz Pires de Lima.
Com um total de 2.867 trabalhadores, o grupo Brisa é responsável pela operação e manutenção de mais de 1.600 quilómetros de autoestrada em Portugal e tem ainda operações nos Países Baixos e nos Estados Unidos.