O Governo vai aumentar em 25% o valor diário pago aos bombeiros voluntários integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2025 que estiveram na linha da frente dos grandes incêndios registados este verão.
A medida excecional, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros, foi anunciada esta quinta-feira pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, durante uma visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpins, no concelho da Lousã.
O aumento abrange o período entre 26 de julho e 27 de agosto, estendendo-se ainda aos 15 dias seguintes, e será aplicado a todos os voluntários que intervieram nas freguesias incluídas na resolução governamental.
Esta medida é uma forma de reconhecimento profundo pelo empenho extraordinário e pelo esforço incansável demonstrado por estes profissionais que estiveram na linha da frente no combate aos incêndios que assolaram o nosso país”, escreve o gabinete liderado por Maria Lúcia Amaral, em comunicado.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi já mandatada para calcular os montantes devidos e garantir a rápida transferência das verbas às associações humanitárias de bombeiros voluntários.
Na nota, o Governo agradece a todos os agentes de proteção civil, destacando o papel dos bombeiros como “verdadeiros exemplos de coragem, dedicação, resiliência e espírito de sacrifício no combate aos incêndios, num contexto em que o dispositivo foi colocado sob forte pressão e se prosseguiu uma política de empenho máximo de meios.”














