Fundo de capital de risco Ventures.eu quer captar 30 milhões de euros para investir em startups portuguesas e europeias

A Dealflow.eu e a Ventures.eu anunciaram hoje o primeiro fecho do Ventures.eu Fund I, um fundo de capital de risco direcionado a startups portuguesas e europeias em early-stage, com o objetivo de angariar 30 milhões de euros em capital sob gestão.

André Manuel Mendes
Julho 16, 2025
10:08

A Dealflow.eu e a Ventures.eu anunciaram hoje o primeiro fecho do Ventures.eu Fund I, um fundo de capital de risco direcionado a startups portuguesas e europeias em early-stage, com o objetivo de angariar 30 milhões de euros em capital sob gestão.

O fundo destaca-se como uma porta de entrada estratégica para o ecossistema europeu de inovação, aliando o investimento em talento de alto potencial à atratividade do programa português de vistos gold.

Com uma alocação de 60% do capital ao mercado português e os restantes 40% a projetos de excelência na União Europeia, o Ventures.eu Fund I foca-se em equipas fundadoras com ambição global e soluções que respondem a desafios sociais e tecnológicos da Europa, desde a sustentabilidade até à transformação digital. A iniciativa promove ativamente a inovação apoiada por mecanismos de financiamento europeus.

“Lançar um fundo pela primeira vez é sempre um desafio, especialmente encontrando-nos num contexto marcado por instabilidade geopolítica e mudanças no enquadramento regulatório europeu”, afirma Fernando Ferreira, Managing Partner da Ventures.eu. “Contudo, acreditamos profundamente na resiliência do talento europeu e na capacidade das startups portuguesas para liderarem a próxima geração de inovação tecnológica. Este primeiro passo confirma que há investidores que partilham essa visão”, acrescenta.

O fundo atrai também investidores internacionais interessados nos benefícios associados aos vistos gold, incluindo Mark Miller, primeiro investidor do fundo e antigo Managing Partner da Accenture: “Como alguém que dedicou a carreira a apoiar inovação e transformação em larga escala, vejo o Ventures.eu Fund I como uma ponte única entre o dinâmico ecossistema de startups europeu e os mercados globais. Estou entusiasmado não só por investir, mas também por contribuir ativamente para o fundo e para as suas empresas participadas, especialmente aquelas que ambicionam escalar para os Estados Unidos”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.