A partir de hoje Portugal continental enfrentará um agravamento das condições meteorológicas devido à aproximação de uma depressão a oeste-sudoeste da Península Ibérica. Este sistema trará precipitação, trovoadas e uma descida das temperaturas, afetando especialmente as regiões do litoral Norte e Centro, a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco, válido entre as 15h00 e as 21h00 de quinta-feira, devido à previsão de queda de neve acima dos 1600 metros, com acumulações significativas acima dos 1800 metros. Espera-se que a acumulação de neve varie entre 5 a 10 cm, podendo levar à formação de gelo e causar perturbações, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e possíveis dificuldades nos abastecimentos locais.
Para além da precipitação e da neve nas áreas montanhosas, prevê-se que o vento sopre do quadrante sul, indicando a chegada de instabilidade atmosférica. A chuva, possivelmente acompanhada de trovoadas, deverá afetar principalmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro.
No que diz respeito às temperaturas, é esperada uma descida das mínimas, com valores negativos em várias localidades do interior Norte e Centro, especialmente nas áreas montanhosas dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. A formação de geada será mais intensa e abrangente nestas regiões.
A incerteza na previsão meteorológica aumenta para o período entre sexta-feira, 28 de fevereiro, e domingo, 2 de março, correspondente ao Carnaval de 2025. Devido à natureza instável das depressões e às suas trajetórias erráticas, é difícil prever com precisão a distribuição da precipitação. No entanto, as projeções atuais sugerem que a precipitação poderá concentrar-se maioritariamente nas regiões a sul do rio Tejo durante o fim de semana, enquanto a norte do Tejo a chuva deverá ocorrer de forma mais ocasional.
Apesar da previsão de chuva e aguaceiros para o fim de semana de 1 e 2 de março nas regiões a sul do Tejo, é provável que também ocorram períodos de sol ou céu nublado sem precipitação. Dada a complexidade associada a este tipo de depressões, recomenda-se o acompanhamento regular das atualizações meteorológicas nos próximos dias para um planeamento adequado das atividades relacionadas com o Carnaval.














