Ford lança tecnologia BlueCruise que permite que veículo seja conduzido sem as mãos no volante

A indústria automóvel está a dar passos largos nos avanços tecnológicos, que muitas vezes constituem-se mesmo como novas formas de mobilidade. A Ford tornou-se o primeiro fabricante em Espanha a receber a aprovação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, com a colaboração da Direção Geral de Trânsito (DGT), para introduzir a condução sem mãos nas estradas do país vizinho.

O sistema, chamado BlueCruise, ajuda a facilitar a condução, seja quando se está no trânsito ou a fazer uma longa viagem – a tecnologia foi introduzida no início deste ano na Grã-Bretanha e na Alemanha e Espanha tornou-se o terceiro país onde o sistema BlueCruise está disponível. Assim, um proprietário de um Ford Mustang Mach-E, adquirido a partir de 12 de outubro em Espanha, pode ativar e utilizar esta tecnologia através de subscrição.

Os clientes podem experimentar durante 90 dias de forma gratuita: terminado este período, ou em qualquer outro momento da sua vida com o Mach-E, o cliente tem a opção de ativar este sistema por 24,99 euros mensais.

Os utilizadores do Ford BlueCruise podem utilizar a tecnologia de assistência à condução “mãos livres e olhos na estrada” para tirar com segurança as mãos do volante e o pé do acelerador quando se encontram numa Zona Azul, ou seja, em determinadas secções da rede de autoestradas em Espanha em que o BlueCruise está disponível. Atualmente, existem mais de 225 mil veículos Ford e Lincoln equipados com BlueCruise na estrada no mundo, sendo que os clientes já conduziram mais de 160 milhões de quilómetros com as mãos livres nos Estados Unidos e no Canadá.

Como funciona?

O sistema BlueCruise deteta as marcações de faixa e alterações nas condições de tráfego: baseado nessa informação, o sistema de assistência avançada controla a direção, aceleração, travagem e posição do veículo na própria faixa. Conforme a velocidade, mantém a distância adequada ao trânsito em frente. Tem também uma câmara a olhar para o rosto do motorista, para garantir que os seus olhos permaneçam fixos na estrada.

Assim, para que o BlueCruise entre em funcionamento, o conduto deve ter as mãos no volante e os olhos na estrada – quando o display do painel de instrumentos indica que é seguro, o motorista pode tirar as mãos do volante sem tirar os olhos da estrada, o que permite ao veículo adaptar o seu ritmo ao dos outros veículos, posicionar-se através das marcações da estrada e participar no controlo da direção, se o condutor assim o desejar.