Fim da vaga de calor com litoral mais fresco, mas interior ainda acima dos 30 graus. Saiba o que esperar do tempo nos próximos dias

Depois de vários dias marcados por calor intenso, o tempo vai mudar a partir de hoje, com a chegada de vento forte, descida de temperaturas e aumento da humidade.

Pedro Gonçalves
Agosto 19, 2025
6:15

Depois de vários dias marcados por calor intenso, o tempo vai mudar a partir de hoje, com a chegada de vento forte, descida de temperaturas e aumento da humidade. A previsão, divulgada pelo portal especializado LusoMeteo, aponta para rajadas que poderão ultrapassar os 70 km/h em várias regiões, aumentando o risco de incêndio florestal.

Segundo a previsão, as temperaturas vão registar uma nova descida entre 1 a 4 graus, tanto nas mínimas como nas máximas, consolidando a tendência já verificada na segunda-feira. O calor deverá manter-se apenas no extremo interior e no Algarve, enquanto o litoral deverá registar valores mais amenos, entre 20 e 25 graus.

Apesar do arrefecimento, o vento será o principal fator meteorológico do dia. Está previsto que sopre de noroeste, em geral moderado (15 a 25 km/h), mas tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) nas regiões Centro e Sul. No litoral, nas terras altas e no Algarve, durante a tarde, o vento poderá intensificar-se ainda mais, com rajadas a atingir até 70 km/h.

Este cenário traz preocupações adicionais numa altura em que ainda existem focos ativos e pontos quentes de incêndios. O LusoMeteo alerta para risco máximo de propagação de fogos florestais, sobretudo no Centro e no Sul, devido à conjugação de vento forte, temperaturas acima dos 30 graus e humidade diurna inferior a 30%.

Neblinas, nevoeiros e desaparecimento de poeiras
O aumento da humidade poderá, no entanto, trazer algum alívio. Estão previstas neblinas e nevoeiros em várias regiões do litoral e vales, que poderão persistir em alguns locais durante todo o dia. As condições mais húmidas deverão também estender-se a parte do interior, embora em zonas do Interior Norte e Centro o índice de humidade possa manter-se baixo.

Uma boa notícia para os alérgicos e para a qualidade do ar é o desaparecimento das poeiras vindas de África, que têm afetado a atmosfera nos últimos dias.

Quem estiver a pensar passar o dia na praia terá de contar com condições desiguais. No litoral ocidental, apesar da temperatura agradável da água (entre 17 e 19 graus), o vento forte e os nevoeiros poderão tornar o ambiente desconfortável. Já no Algarve, as temperaturas da água deverão oscilar entre 23 e 25 graus, com ondas inferiores a 1 metro, proporcionando condições mais convidativas.

No entanto, em alguns pontos abrigados do vento, será ainda possível aproveitar o sol, sobretudo no interior, onde o céu se manterá pouco nublado.

Açores e Madeira com instabilidade
Nas regiões autónomas, o cenário também será marcado pelo vento.

Nos Açores, está prevista uma mudança gradual para vento de sudoeste, acompanhado de rajadas e alguma precipitação nas ilhas ocidentais. O mar ficará mais agitado, e a semana deverá trazer instabilidade devido a um fluxo subtropical.

Na Madeira, o vento soprará de nordeste e poderá atingir rajadas acima de 60 a 65 km/h, em especial no extremo leste da ilha, uma zona mais vulnerável a este quadrante. Esta situação pode provocar perturbações no tráfego aéreo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.