Feira da Luz arranca hoje com concerto de Camané: conheça o programa de uma das feiras mais antigas do país
O Largo da Luz, em Carnide, prepara-se para receber, este sábado, a Feira da Luz: esta noite, a partir das 21h30, está agendado um concerto de Camané. A entrada é gratuita.
A Feira da Luz, uma das mais antigas do país, está de regresso à freguesia de Carnide, em Lisboa, com comércio tradicional, petiscos e concertos. A feira, com mais de 500 anos, traz ao jardim junto à Igreja de Nossa Senhora da Luz, padroeira da freguesia, comerciantes de artesanato, loiças, vergas, plásticos, atoalhados, tapetes, flores, móveis, roupa, calçado e a parafernália de utensílios e ferramentas que já são difíceis de encontrar.
Também há comidas e bebidas, petiscos da gastronomia tradicional, farturas e algodão doce e carrinhos de choque, além de música tradicional e uma grande dinamização cultural.
Seguem-se ainda atuações de artistas como Rebeca (6 de setembro), Virgul (7 de setembro), Carapaus, Azeite & Alho (13 de setembro) e um tributo a Xutos & Pontapés, na noite seguinte. Os concertos acontecem sempre à mesma hora.
Os últimos dias da feira vai contar com Augusto Canário, que atua a 20 de setembro, e os Bandidos do Cante, no dia seguinte. Soraia Tavares, Ana Malhoa e GNR ficam responsáveis por fechar a edição com atuações entre nos dias 27, 28 e 29 de setembro, respetivamente.
Nos restantes dias, a programação inclui ainda ranchos folclóricos, capoeira, danças escocesas, baile latino e cante alentejano, às quais o público pode assistir entre bifanas, sardinhas assadas ou farturas.
Desde 1992 que as atividades da Feira da Luz culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz, no final de setembro.