Fatura da luz até 30% mais cara no final do mês. Mais de cinco milhões de contratos podem ser afetados

Mais de 5 milhões de portugueses devem preparar-se para uma ‘surpresa’ na hora de receber a fatura de eletricidade no final deste mês, que pode aparecer 30% ‘mais gorda’.

Apesar de a inflação estar a abrandar há mais de nove meses, o aumento é justificado pela revisão das tarifas de acesso às redes, que está a encarecer o preço da energia.

O alerta é dado por Pedro Silva, especialista da DECO Proteste, que em entrevista à SIC explica que “houve aumentos que chegaram aos 30%”, o que indica que “se pode ter passado para os 5,4 milhões de contratos que estão, neste momento, a regular”. Ou seja, serão cerca de 5,4 milhões de contratos a regularizar que poderão ver aumentos.

Quem está no mercado regulado pode respirar de alívio: não houve aumentos apesar da subida da tarifa de acesso à rede, já que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) baixou os preços da luz.

Por isso, o especialista aconselha os consumidores a verificarem as diferenças entre o mercado livre e regulado e fazerem as devidas simulações, de forma a perceber o quanto podem (ou não) poupar trocando.






Comentários
Loading...