Falha de segurança em telemóveis Android permite que sejam ‘hackeados’. Veja a lista de modelos afetados

O sistema operativo Android é um dos mais utilizados em todo o mundo, estando o software da Google presente em grande parte dos dispositivos elétricos, como smartphones e tablets. Por isso, o facto de ser usado em milhares de milhões de aparelhos em todo o mundo, faz com que sejam um alvo apetecível para os cibercriminosos.

Nesse sentido, foi descoberta uma falha (‘bug’) de segurança, que tornava alguns telemóveis com este sistema operativo vulneráveis, permitindo o acesso de cibercriminosos ao telefone pela ‘porta das traseiras’.

O problema, noticia o El Confidencial, afeta apenas alguns modelos e foi já corrigida com a última atualização do software, pelo que se o seu telefone é um dos afetados, verifique se tem todas as atualizações em dia.

Tom Hebb, especialista em segurança informática do Red Team X, que descobriu a vulnerabilidade, indica que tal foi verificado devido a falhas no AOSP (Android Open Source Project), que, por meio de padrões inseguros, documentação deficiente e cobertura CTS incompleta, colocava alguns aparelhos em risco de serem “sequestrados”, ou seja, invadidos e controlados por cibercriminosos.

São estes os modelos afetados:
ASUS Zenfone 9
Vivo X90 Pro
Nokia G50
Superfície Duo 2 da Microsoft
Lenovo Tab M10 Plus
Nada Telefone 2
Fairphone 5