Explicador: Quanto é que Costa vai gastar com a TAP em 2022?

Em 2022, Pedro Nuno Santos vai injetar 990 milhões de euros na companhia de bandeira, depois de já ter atribuído 970 milhões este ano.

Além disso, o Governo decidiu injetar mais de 150 milhões de euros na companhia, devido aos prejuízos provocados pela pandemia.

Segundo o Jornal Económico, o montante será pago em duas tranches, esperando ainda “luz verde” de Bruxelas.

A companhia já recebeu uma compensação de 467 milhões de euros.

O relatório do OE indica ainda que foi concedida à TAP, “ao abrigo das normas comunitárias especialmente desenhadas para o contexto pandémico, uma compensação por danos covid referentes ao período de março a junho de 2020, no valor de 462 milhões de euros, compensação que foi atribuída sob a forma de capital”.

Atualmente, o Estado português e a TAP aguardam a aprovação do Plano de Reestruturação por parte da Comissão Europeia, documento onde está previsto que 2022 seja o último ano em que o Estado português injete dinheiro na TAP.

Em causa está o valor já referido de 990 milhões de euros. Caso a resposta de Bruxelas seja um “não”, o primeiro-ministro António Costa confirmou, em resposta a Rui Rio do PSD, durante o plenário no parlamento a semana passada, que “não há plano B”.