Exames nacionais do Secundário arrancam hoje com provas de Português. Veja o calendário
Os exames nacionais do Ensino Secundário têm início hoje, com as provas de Português, as primeiras a serem realizadas este ano. O número de alunos inscritos nestes exames voltou a crescer, aproximando-se dos níveis pré-pandemia. Este ano, 156.667 estudantes irão realizar pelo menos um exame nacional, representando um aumento de 4,6% em relação ao ano passado, quando se registaram 149.686 alunos.
Apesar do aumento no número de inscritos, a percentagem de alunos que pretende candidatar-se ao ensino superior registou uma ligeira descida. No ano passado, 59% dos alunos (88.436) manifestavam a intenção de prosseguir para a universidade. Este ano, 89.715 alunos, representando 57% do total de inscritos, declararam essa intenção, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação.
Este ano marca uma fase de transição entre as regras estabelecidas durante a pandemia e o novo regime dos exames nacionais. Durante a pandemia, os exames nacionais contavam apenas como prova de ingresso no ensino superior. No próximo ano letivo, será aplicado um novo regime que restitui aos exames nacionais o peso na nota final da disciplina.
Ao todo, estão previstos 288.227 exames nacionais, indicando que muitos alunos farão mais do que uma prova. Ao contrário dos anos anteriores, a disciplina de Biologia e Geologia deixou de ser a mais concorrida, sendo ultrapassada por Português, com 44.421 alunos inscritos.
Outras disciplinas com grande número de inscritos incluem Física e Química A (40.290), Matemática A (38.732), Geografia A (17.809) e Filosofia (17.664). No extremo oposto, a disciplina de Latim A registou apenas 13 inscrições.
Este ano, os alunos do 12.º ano realizam apenas os exames necessários como prova de ingresso nos cursos aos quais se pretendem candidatar, conforme o regime introduzido durante a pandemia. Já os estudantes do 11.º ano enfrentam algumas alterações, sendo obrigados a realizar pelo menos três exames para concluir o secundário. Um desses exames é de Português no 12.º ano, obrigatório para todos os alunos dos quatro cursos científico-humanísticos (Ciências, Economia, Humanidades e Artes Visuais), além de mais dois exames à escolha.
Para aprovação e classificação final da disciplina, os alunos do 11.º ano têm de realizar pelo menos um exame a uma das disciplinas bienais da formação específica ou a Filosofia.
Os exames do secundário também servem para melhoria de nota ou para aprovação em disciplinas pendentes de anos anteriores. Este ano, 96.186 inscrições têm como objetivo a aprovação às disciplinas, enquanto 47.037 visam a melhoria da nota obtida.
As raparigas continuam a ser a maioria dos inscritos, representando 56% do total. Os alunos dos cursos científico-humanísticos são os mais representados, constituindo 86% dos inscritos. Em contraste, os estudantes do ensino secundário profissional representam apenas 9% dos inscritos.
Os exames nacionais do secundário começam hoje, com as provas de Português. Os resultados da primeira fase serão publicados a 15 de julho, marcando o fim de um ciclo de avaliações que prepara os estudantes para o ingresso no ensino superior e a conclusão do ensino secundário.
Veja aqui o calendário de todas as provas