Estudo revela quais são os problemas mais recorrentes nos carros elétricos: e não, não é na bateria
A durabilidade dos carros elétricos é o principal receio dos consumidores: afinal, apesar de terem uma manutenção menos complexa do que a dos carros a combustão, até por terem menos componentes, a bateria será sempre uma das objeções levantadas pelo público.
Um estudo da ‘P3 Group’, citado pela publicação ‘InsideEVs’, fez o levantamento dos problemas mais comuns nos elétricos mais antigos: para tal, foram analisados os dados de mais de 7 mil carros elétricos, usados e com mais de 10 anos.
Curiosamente, a bateria nem foi o maior dos problemas, sobretudo em alguns modelos: de acordo com o estudo, depois de 300 mil quilómetros de rodagem, a saúde das baterias ainda estava, em média, nos 87%. No entanto, é verdade que alguns carros apresentaram problemas graves nas baterias, embora seja importante realçar que a tecnologia evoluiu consideravelmente nos últimos 10 anos.
Como tal, apontou o estudo, não foi exagero apontar que, em média, é possível que as baterias durem mais do que os próprios carros, mesmo tratando-se de modelos mais antigos – tratando-se de EV mais modernos, essa durabilidade pode ser até maior.
O estudo da ‘P3 Group’ salientou que os maiores problemas foram nos motores elétricos, nos carregadores de bordo e nos inversores. Por mais que os motores sejam mais simples do que os de combustão, isso não significa que sejam à prova de falhas: nos carros elétricos mais antigos, registou-se um certo desgaste no motor entre os 50 e 100 mil quilómetros.
Os carregadores de bordo, que muitos carros elétricos ainda contam, costumam apresentar defeitos relacionados ao uso constante. Já no caso dos inversores, alguns veículos mais antigos, como o primeiro Renault Zoe e o Jaguar iPace, sofreram com falhas prematuras.
E mesmo que a bateria não seja um grande problema na maioria dos elétricos, ainda é possível encontrar relatos de falhas. Um dos modelos mais suscetíveis a problemas foi o Nissan Leaf, por utilizar uma bateria que tem formato de bolsa. Nos carros da Tesla, por serem cilíndricas, a confiabilidade acabou por ser maior.
Quais foram os carros elétricos mais confiáveis?
Alguns carros elétricos foram classificados como mais confiáveis. É o caso do Tesla Model S, o Hyundai Ioniq, o Mercedes-Benz B Electric, o BMW i3 e o Volkswagen e-Golf. Segundo o levantamento, esses modelos foram mais duráveis ao longo desses anos e ainda contam com uma maior facilidade de reparação.