Estradas cortadas, transportes públicos parados: Caos hoje em Taiwan com exercícios aéreos (perante ameaça da China)

Várias cidades do norte de Taiwan, incluindo Taipé, vão realizar esta quinta-feira, exercícios de alarme aéreo e simulações de defesa civil, no âmbito dos exercícios militares anuais Han Kuang.

Pedro Gonçalves
Julho 17, 2025
7:45

Várias cidades do norte de Taiwan, incluindo Taipé, vão realizar esta quinta-feira, exercícios de alarme aéreo e simulações de defesa civil, no âmbito dos exercícios militares anuais Han Kuang. A população deve estar atenta às restrições temporárias, com impacto em transportes, espaços comerciais e vias rodoviárias.

Sirenes vão soar ao início da tarde
Entre as 13h30 e as 14h00 (hora local), decorrerá o exercício anual de defesa aérea Wanan, que abrangerá Taipé, Nova Taipé, Keelung, Taoyuan, Yilan, bem como as cidades e condados de Hsinchu. Estas manobras decorrem em simultâneo com os exercícios Han Kuang, considerados os maiores testes de prontidão militar do país.

As autoridades alertam que durante os 30 minutos de simulação, os cidadãos deverão seguir todas as instruções de segurança emitidas pelos agentes no terreno e pelas comunicações nos espaços públicos.

A empresa Taipei Rapid Transit Corp informou que tanto o Metro de Taipé como o teleférico de Maokong irão manter-se em operação, mas com restrições: assim que soarem as sirenes, as estações funcionarão apenas com entrada permitida – as saídas serão encerradas temporariamente.

Também os espaços comerciais subterrâneos e centros comerciais em estações de metro suspenderão as suas operações durante o período do exercício.

A empresa apela à colaboração de todos os passageiros, que deverão dirigir-se às zonas principais das estações e plataformas, de acordo com as indicações do pessoal e dos anúncios sonoros. Quem violar as regras poderá ser multado entre 30.000 e 150.000 novos dólares taiwaneses (NT$), de acordo com o artigo 25.º da Lei de Defesa Civil.

Encerramento de infraestruturas públicas
Durante o período da simulação, também o Parque Infantil de Taipé e a Arena de Taipé estarão temporariamente encerrados, incluindo todas as instalações interiores e exteriores, bem como os vendedores no recinto. Os visitantes deverão deslocar-se para os abrigos designados, seguindo as instruções dos funcionários.

Exercício militar com impacto no trânsito rodoviário
Antes do exercício de alarme aéreo, entre as 6h00 e as 12h00, o Hospital Geral Tri-Service, no distrito de Neihu, vai realizar manobras militares com munições reais, o que implicará o encerramento total da estrada entre o Centro Médico da Defesa Nacional e a Secção 6 da Estrada Minquan E.

O Gabinete de Transportes Públicos de Taipé informa que as carreiras de autocarro 645 (incluindo a variante 645副), 903 e 617 serão afetadas, com a supressão das paragens junto ao hospital e ao centro médico militar. Os passageiros deverão recorrer a paragens alternativas ao longo dos trajetos habituais.

Para mais informações, os utentes podem consultar os centros de operações indicados nas paragens ou contactar a linha directa da cidade de Taipé através do número 1999.

Os exercícios decorrem num momento de reforço da preparação civil face a potenciais ameaças externas, num contexto regional de crescente tensão militar no Estreito de Taiwan.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.