Estes são os automóveis mais eficientes em condições reais de condução: elétricos ‘dominam’ ranking
A associação automóvel alemã, ADAC (‘Allgemeiner Deutscher Automobil-Club’), apresentou o resultado do seu estudo anual, no qual avaliou a eficiência dos veículos em condições reais de condução: o estudo, de acordo com a publicação espanhola ‘ABC’, é uma referência europeia que analisa um vasto leque de fator que influenciam o consumo de combustível e as emissões de CO2 de um veículo.
No mais recente estudo, foram avaliados um total de 84 modelos: a primeira conclusão é que os carros elétricos dominaram claramente o ADAC Ecotest em 2024 – no entanto, os motores a combustão mantêm-se competitivos, e até a eficiência de um modelo a diesel foi destacada.
Nas primeiras oito posições estão veículos totalmente elétricos, todos com uma classificação de cinco estrelas: o ADAC não considerou os EV como veículos com emissões zero, mas teve em linha de conta os níveis de CO2 e de poluentes que surgem durante a geração de eletricidade.
Então, quem liderou a classificação?
O Peugeot e-208 e o seu ‘irmão mais velho’, o e-308, ficaram nas duas primeiras posições na avaliação, com 105 pontos. O seu baixo consumo de 16 kWh por cada 100 quilómetros (com perdas de carga) traduz-se em apenas 80 gramas de CO2 por quilómetro. Segue-se o Opel Corsa elétrico, que somou 103 pontos, no terceiro posto.
Um terceiro Peugeot elétrico, o e-2008, equipado com o mesmo motor, ocupou o primeiro lugar entre os SUV, e o 6º na classificação geral – estes Peugeot oferecem uma autonomia entre as melhores da sua classe: 410 km para o e-208, 413 km para o e-308, 406 km para o e-2008 (ciclo combinado WLTP).
Depois dos modelos do grupo Stellantis, segue-se o Tesla Model 3, no 4º posto do ranking, que consumiu 17,2 kWh/100 km no teste. As suas emissões de CO2 são de 86 gramas, o que confere ao Model 3 uma classificação global de 100 pontos. A quinta posição vai para o Opel Astra Electric Sports Tourer, com 115 pontos, e 87 gramas de CO2.
O Toyota Prius demonstrou como os veículos como motores de combustão podem ser eficientes na sua variante híbrida plug-in: o modelo japonês é o único carro com motor a gasolina que consegue um lugar entre os 10 melhores modelos testados em 2024 – conduzido com a bateria totalmente carregada, consome 11,5 kWh de energia elétrica e 1,7 litros de gasolina nos primeiros 100 quilómetros, o que dá um equilíbrio de CO2 de 104 gramas por quilómetro. Depois de a bateria ter acabado, os engenheiros de teste mediram 4,8 litros de consumo de combustível.
Como melhor diesel, o VW Passat Variant 2.0 TDI alcançou o 38º lugar com uma classificação de quatro estrelas, destacando-se o seu consumo de 5 litros de gasóleo por 100 quilómetros. Segundo os autores do estudo, este modelo demonstrou “o quão limpos são os motores diesel modernos”. No capítulo sobre os poluentes, a VW obtém o número máximo de pontos graças ao seu sistema de purificação dos gases de escape.
Para realizar esta avaliação, o ADAC mediu o consumo de combustível em cidade, autoestrada e ciclo combinado. Para tal, foram realizados testes em condições reais de condução para medir o consumo de combustível em diferentes cenários. É também avaliada a capacidade de aceleração e recuperação do veículo, bem como a sua resposta ao acelerador.