A Porsche planeia lançar seu novo sistema de carregamento indutivo para veículos elétricos, que permitirá carregamento sem fio e plug-in com potência de até 11 kW e eficiência de 90%. O novo Cayenne Electric será o primeiro modelo a incorporar essa tecnologia, com lançamento previsto para 2026.
O novo sistema de carregamento sem fio indutivo vai ser apresentado na IAA Mobility, em Munique, que começa no próximo dia 9 – e até dia 14. O sistema estará disponível a partir de 2026. Chamado Porsche Wireless Charge, o dispositivo permite que o veículo seja recarregado sem cabos ou plugs, usando uma placa de base instalada na vaga de estacionamento (como um smartphone).
Com potência de carregamento de até 11 kW e eficiência energética de até 90%, o primeiro modelo a ser equipado com essa tecnologia será o novo Cayenne Electric, cuja estreia mundial está prevista para o final deste ano.
O sistema consiste num painel de piso de peça única, que dispensa a instalação de uma caixa de parede ou unidade de controlo adicional. Este painel (117 x 78 x 6 cm) pode ser instalado numa garagem ou área externa e é resistente às intempéries. Pesa aproximadamente 50 kg e conta com conectividade LTE e WLAN para atualizações remotas e suporte técnico.
O carregamento é feito por indução magnética. O veículo deve ser posicionado na base, guiado pela função Surround View. Uma vez alinhado, o Cayenne baixa-se automaticamente para iniciar o carregamento. O sistema inclui sensores de movimento e deteção de objetos estranhos para garantir a segurança. Se um animal ou objeto metálico for detetado, o carregamento é interrompido automaticamente.
A tecnologia será integrada na aplicação My Porsche, permitindo que os utilizadores monitorizem o processo e façam a gestão de vários veículos – também permitirá funções comuns, como o pré-condicionamento programado.
A Porsche confirmou que o sistema possui certificação CE e UL e foi testado por órgãos independentes, como a TÜV Süd. A radiação eletromagnética limita-se ao espaço entre a placa e o veículo.
A marca alemã enfatizou que cerca de 75% do carregamento de veículos elétricos Porsche ocorre em casa, justificando o investimento em sistemas mais fáceis de usar. As vendas da placa Porsche Wireless Charge começarão em 2026 na Europa, com posterior expansão para outros mercados.
Quanto ao carregamento em viagens longas, o Cayenne Electric terá uma capacidade de carregamento em corrente contínua (CC) de até 400 kW, superando os recordes do Taycan (320 kW) e do Macan elétrico (270 kW).














