Está a conduzir e surge o sinal da reserva: quantos quilómetros ainda tem até ficar na berma da estrada?
A partir da próxima semana, o preço dos combustíveis vai descer, sobretudo no caso da gasolina 95. É por isso de bom senso que se espere por segunda-feira para atestar o depósito, o que o pode colocar numa situação em que verá a luz de reserva acender no seu painel.
Se já teve curiosidade de saber quantos quilómetros pode percorrer desde o aparecimento da luz da reserva: nos carros mais modernos, os computadores de bordo indicam a capacidade ainda disponível no depósito – cada marca e modelo têm limites diferentes, mas em regra o sinal de aviso surge quando faltam entre 50 e 100 quilómetros de autonomia.
Os veículos mais modernos possuem um indicador de quilómetros restantes que ajuda a saber especificamente quanto ainda pode circular antes de ficar na berma da estrada – no entanto, os modelos mais antigos não têm essa tecnologia.
Noutro particular, sempre se disse que esvaziar o tanque de combustível faz mal ao carro. Mas, é realmente assim? Sim, não é bom para o veículo. Para começar, ao conduzir com níveis muito baixos de gasolina, a bomba de combustível pode ser afetada – a gasolina funciona como refrigerante para a bomba e, em alta velocidade, pode super aquecer e, portanto, causar deterioração prematura e reparações caras.
Mas este não é o único motivo: os veículos possuem um filtro que retém as impurezas do combustível que se acumulam no fundo do tanque. Se o nível de combustível estiver muito baixo, a concentração desses sedimentos aumenta, potencialmente obstruindo o filtro e causando outra avaria cuja reparação não é barata.
Por fim, os carros a diesel correm ainda mais risco de danos se nos acostumarmos constantemente a deixar o tanque de combustível praticamente seco. Isto devido à maior densidade desse combustível, que torna mais fácil o entupimento do filtro de combustível. Mas este não é o único caso, pois esses motores são mais sensíveis à água que se forma pela condensação no interior do tanque.
Dessa forma, as recomendações das boas práticas dizem que devem procurar um posto de gasolina e abastecer quando restarem 20% da capacidade total do tanque.