Espanhola Globalvia quer comprar as autoestradas A28 e a Via do Infante

A empresa espanhola Globalvia está interessada em adquirir duas autoestradas atualmente detidas pelo fundo de infraestrutura CVC DIF. Em causa estão a A22 Via do Infante, no Algarve, e a A28 ou Autoestrada do Litoral Norte, junto ao Porto — dois ativos concessionados até 2030 e 2031, respetivamente.

Executive Digest
Julho 24, 2025
12:04

A empresa espanhola Globalvia está interessada em adquirir duas autoestradas atualmente detidas pelo fundo de infraestrutura CVC DIF. Em causa estão a A22 Via do Infante, no Algarve, e a A28 ou Autoestrada do Litoral Norte, junto ao Porto — dois ativos concessionados até 2030 e 2031, respetivamente.

A informação é avançada pelo ‘elEconomista’ que recorda que as duas infraestruturas, que totalizam cerca de 177 quilómetros, foram adquiridas à Ferrovial em duas fases, entre 2016 e 2020, por um montante superior a 330 milhões de euros. O fundo DIF, entretanto comprado pela CVC em 2023, está agora a avaliar propostas não vinculativas para a venda, num processo que decorre com a assessoria do Banco Santander.

A Globalvia, que já opera duas autoestradas em Portugal — a A4 (96%) e a A23 (100%) —, vê esta operação como estratégica para consolidar o país como mercado prioritário.

Nos últimos anos, a empresa espanhola tem procurado crescer através de aquisições, mas sem sucesso. Em 2020, tentou comprar a concessionária Douro Interior, detida pela Mota-Engil e pelo Novo Banco, mas o negócio acabou por cair. Mais recentemente, em 2024, perdeu para o fundo australiano Igneo a corrida à Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), que opera troços das A41, A43 e A32 na zona do Porto.

Se vencer o processo, a Globalvia ficará responsável por um conjunto ainda mais vasto de infraestruturas rodoviárias em Portugal, somando mais de 500 quilómetros de concessões em várias regiões do país.

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