Entrega do IRS: Não tem internet ou computador? Veja aqui onde pode pedir ajuda

O prazo para a entrega do IRS de 2024, relativamente aos rendimentos do ano 2023, vai começar a partir da próxima segunda-feira e vai decorrer até ao dia 30 de junho.

As pessoas que não têm computador ou acesso à internet podem contar com o apoio dos pontos de atendimento digital assistido que a Autoridade Tributária vai colocar nos serviços das finanças, e que pode consultar aqui.

Estes pontos de atendimento digital assistido também vão estar disponíveis em diversas juntas de freguesia, bem como nos Espaços do Cidadão.

Para beneficiar deste apoio terá de ter uma senha de acesso ao Portal das Finanças mas tenha em conta que não é obrigatório/necessário mostrá-la a quem está a apoiar, uma vez na posse de outra pessoa, dá acesso a toda a informação fiscal de quem a cedeu.

A liquidação da declaração de IRS e a emissão do reembolso ou pagamento de imposto vai depender de quando fizer a entrega.

Convém recordar que os atrasos de até 30 dias na entrega do IRS resultam numa coima mínima de 25 euros, valor que aumenta a partir daí. A entrega fora de prazo também pode resultar na perda de benefícios fiscais para os contribuintes.