Ensaio. Lexus LBX: entrar por cima no segmento B-SUV
Lexus LBX – Entrar por cima no segmento B-SUV
A marca Lexus conta já com 35 anos no mercado e o seu nome deriva do conceito Luxury Export to US, já que a marca foi criada inicialmente para os Estados Unidos com o propósito da entrada no segmento premium. O desafio lançado era o de desenvolverem o melhor carro de luxo do mundo.
Amplamente reconhecida pelo seu posicionamento premium a LEXUS quis com o LBX – Lexus breakthrough x-over apostar no segmento B-SUV mas com um produto premium.
Com um visual arrojado e elegante, robusto e quase desportivo, o LBX também encarna a preocupação da marca com a cultura, sociedade e sustentabilidade. Este agrada de todos os ângulos. No interior impera a preocupação com o detalhe, a arte de bem receber os passageiros, qualidade, seja dos materiais ou de construção, ergonomia e usabilidade.
Exteriormente a frente é dominada pela assinatura luminosa esguia e horizontal e pela grelha fusiforme. Atrás, o lettering da marca por extenso e uma traseira muito elegante fazem a diferença. Globalmente é um produto bem conseguido.
Nos seus 4190mm com porte atlético, o Lexus desenvolveu um modelo com uma excelente posição de condução, uma suspensão afinada para conforto e eficácia, um comportamento muito bem conseguido com o sistema vehicle posture braking control que permite, em travagem, que a frente não afunile.
O motor é um tricilindrico hibrido com caixa by-wire, 136cv (graças também à nova bateria bipolar de elevada densidade e potência, com entrega e devolução de potência muito mais rápida) e com valores NHV (Ruído, vibrações, aspereza) muito interessantes.
Para os mais exigentes algumas versões apresentam head-up display e sistema de áudio Mark Levinson, bancos e tablier em pele e alcântara.
O Lexus entra assim no segmento B-SUV com um produto para um tipo de público premium casual e com uma gama que se divide entre o Elegant, Relax, Emotion, Cool com valores respetivamente de 34 950€, 38 750€, 41 750€, 44 250€