MC e Automaise desenvolvem e implementam solução pioneira de Inteligência Artificial no serviço ao cliente
A MC, unidade de retalho alimentar da Sonae, e a Automaise, tecnológica participada pela unidade de gestão de investimentos em tecnologia da Sonae, Bright Pixel, anunciaram hoje ter desenvolvido e implementado em Portugal uma solução inovadora de serviço ao cliente aproveitando a tecnologia de inteligência artificial GPT.
De acordo com as entidades envolvidas, esta tecnologia já permitiu automatizar o serviço ao cliente do Continente na compra de manuais escolares.
As empresas criaram em conjunto o assistente virtual StudyAI, para responder de forma ágil e rápida às dúvidas de pais e encarregados de educação sobre a aquisição de manuais escolares colocadas. Os resultados mostraram que foi capaz de esclarecer 96% das questões colocadas, sendo que apenas 4% das dúvidas necessitaram da intervenção da equipa de serviço ao cliente da MC.
“O StudyAI juntou as competências da MC e da Automise para testar e confirmar o potencial desta tecnologia no serviço ao cliente, uma área em que entendemos que há espaço para melhorar a experiência e satisfação dos clientes bem como produtividade dos nossos colaboradores, com uma utilização transparente e responsável da tecnologia”, explica Teresa Oliveira, Diretora de Digital na Sonae.
Ricardo Fernandes, Area Leader de Customer da MC, refere “até agora, as dúvidas e preocupações relacionadas com a aquisição de livros escolares eram tratadas principalmente por e-mail ou através de pedidos em loja. Para otimizar este processo, investimos numa solução disponível 24/7 capaz de dar uma resposta imediata e fidedigna aos milhares de interações habituais neste processo”.
Já Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise, destaca que “a tecnologia é crucial para a modernização e digitalização dos negócios, sendo a inteligência artificial umas das soluções para as empresas conseguirem criar modelos de negócios líderes”.