Margarida Castro Martins, diretora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, fez, esta manhã, um balanço provisório da tragédia no Elevador da Glória, e indicou mais duas vítimas mortais, que faleceram esta noite no hospital. Foram reveladas no momento 17 mortes, número que viria a ser corrigido mais tarde, na sequência das declarações de Luís Montenegro – a Proteção Civil viria a atualizar para 16.
“Foram transportados do local 19 feridos para cinco hospitais, sete dos quais graves e 12 ligeiros”, começou por referir a responsável. “Oito para o Hospital de Santa Maria, cinco para São José, três para Francisco Xavier, um para o Hospital de Cascais e três para o Hospital da Amadora.”
“Destes feridos, 12 eram mulheres, sete homens, com idades entre os 24 e 65, entre eles uma criança de três anos. Houve mais quatro feridos ligeiros que se deslocaram por meios próprios ao São José, num total de 23 feridos”, apontou.
Sobre as nacionalidades, Margarida Castro Martins salientou tratarem-se de “quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um sul-coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, uma francesa, um suíço e um marroquino. Faltam apurar nacionalidade de quatro feridos”.
“Dos 23 feridos, dois vieram a falecer esta noite”, indicou, apontando terem sido envolvidas “38 pessoas envolvidas, 21 feridos e 17 vítimas mortais”.
“Das vítimas mortais, apurámos sete homens e oito mulheres, todos adultos, entre eles alguns nacionalidades estrangeiras. O Ministério Público oportunamente divulgará às famílias e dará ordem da libertação dos corpos”, referiu Margarida Castro Martins.
A responsável da Proteção Civil indicou também que “em menos de cinco minutos o regimento de Sapadores e INEM iniciaram as operações de socorro e salvamento. Estiveram presentes 60 elementos do corpo de bombeiros, apoiados por 15 viaturas, e foram afetas 19 ambulâncias entre INEM e bombeiros”.
O Elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta quarta-feira, pelas 18:04, na Calçada da Glória.
O elevador é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.














