Elétrico da Mercedes consegue percorrer mais de 3.700 km num único dia

Apesar de não ter sido ainda apresentado oficialmente, o novo Mercedes CLA já é motivo de conversa: de acordo com a marca alemã, foi capaz de percorrer mais de 3.700 quilómetros em 24 horas, com 40 paragens de 10 minutos cada para carregar.

O futuro CLA vai ‘aquecer’ o ambiente: o novo Mercedes elétrico não só é capaz de andar bastante rápido – com uma velocidade máxima bem acima dos 200 km/h – mas também recarrega tão rapidamente que pode enfrentar carros de combustão numa corrida de distância em 24 horas.

Basta recordar quando a Renault, em 2018, escolheu a pista de testes da Michelin em Almería (Espanha) para quebrar esse recorde: o Zoe ultrapassou 2 mil quilómetros, embora só consiga recarregar a 43 kW, valor ainda abaixo do que é considerado “carregamento rápido”. A média de 85 km/h alcançada poderia ser superada com o menos capaz carro de combustão do momento – em 1932, o primeiro Citroën Rosalie conseguiu bater um recorde ao percorrer 100 mil km durante 40 dias seguidos na pista inclinada de Montlhery (França), com uma média de 104 km/h.

Ou seja, neste século não é fácil um carro elétrico que tenha vencido um carro a combustão: a explicação é que os EV que são capazes de recarregar muito rapidamente (ou seja, com altas potências) são também muito potentes, muito pesados ​​e, consequentemente, ‘glutões’ de eletricidade. A Nissan completou recentemente uma viagem de 3.300 km em 80 horas com um Ariya, a uma média de 41 km/h, em estrada aberta.

Não existia nenhum veículo elétrico que consumisse pouco e recarregasse rapidamente… até agora, porque segundo a Mercedes, o seu futuro CLA será certificado a 12 kWh a cada 100 km e com potências de carregamento superiores a 300 kW.

Segundo a publicação espanhola ‘El Economista’, uma unidade de pré-série do futuro CLA rodou no anel inclinado de Nardó, no sul da Itália, e percorreu 3.717 km durante 24 horas. Através de simulações computacionais e bancadas de testes – na semana anterior ao evento dizem ter percorrido 7.000 km de provas – conseguiram otimizar o ritmo das viagens, as paradas e a sua duração para percorrer a distância máxima.

O Mercedes trabalha na plataforma MMA, que estreia o Mercedes CLA, com arquitetura de 800 volts, para conseguir recargas duas vezes mais rápidas do que as convencionais. A potência máxima de recarga é de 320 kW, de forma que a sua bateria suporta mais potência de recarga do que alimentar os motores da versão mais potente: 200 kW na traseira mais 80 kW na dianteira. A bateria de maior capacidade comporta 85 kWh de energia e em velocidades aprovadas deve permitir percorrer 750 km.

Para contextualizar, 40 paragens significaram 25 minutos a cada recarga. Cada recarga durou cerca de 10 minutos. E claro, tinham de correr constantemente muito acima dos 155 km/h para alcançar essa média: ou seja, uma vez que passaram mais de 6h30 a carregar, teriam de viajar a sensivelmente 210 km/h constantemente.

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