Eleições presidenciais: uso de base de dados do PSD pela candidatura de Marques Mendes gera denúncias

Candidatura de Luís Marques Mendes enviou emails aos subscritores da newsletter do PSD para reunir apoios

Revista de Imprensa
Setembro 3, 2025
9:19

A candidatura de Luís Marques Mendes enviou emails aos subscritores da newsletter do PSD para reunir apoios: a iniciativa, de acordo com a ‘TVI’, foi denunciada por cerca de uma centena de pessoas, que vão fazer participação à Provedoria da Justiça e pedidos esclarecimentos ao presidente da Assembleia da República e ao líder social-democrata, Luís Marques Mendes.

“O candidato está a obter uma vantagem desleal para com os outros candidatos, no sentido de obter assinaturas que lhe permitem ser candidato a Presidente da República através da base de dados de um partido. Porque uma candidatura tem de ser pessoal”, acusou Carlos Caneja Amorim, apoiante de Gouveia e Melo, em declarações ao canal televisivo.

A candidatura do ex-líder do PSD indicou ter sido tudo feito “dentro da legalidade”, garantindo que a ação partiu do lado social-democrata. “Foi sempre tudo feito dentro de toda a legalidade, só após o apoio firmado do PSD. Nós, candidatura, nunca tivemos acesso à base de dados, é o PSD que envia esses emails. No próprio email, está feita a referência a que a pessoa está a receber este email na qualidade de membro da newsletter do PSD”, apontou fonte da candidatura.

“Se fosse o PSD”, rematou Caneja Amorim, “porque é que o email vem em nome de Marques Mendes? Porque foi a possibilidade de os militantes subscrever de imediato a candidatura. O que aconteceu aqui foi preguiça e falta de cuidado.”

“É perfeitamente normal que um partido que apoia um candidato envie um email para os seus militantes a dizer que apoia o candidato”, reforçou a candidatura de Marques Mendes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.