Os multimilionários investiram centenas de milhões de dólares na campanha presidencial de Donald Trump e elogiaram-no bastante após a sua vitória nas eleições presidenciais nos EUA. Os mais ricos, segundo indicou a revista ‘Forbes’, sempre se envolveram na política, com grandes doações, mas também recorrendo às redes sociais para conversar com as legiões de pessoas que os seguem.
A publicação entrevistou 45 multimilionários do mundo sobre quem acham ter sido o melhor presidente da história dos EUA: dos 35 que responderam, apenas um considerou Donald Trump, sendo que outros dois escreveram mensagens positivas sobre o atual presidente americano, embora sem o escolher como o melhor.
A maior parte dos inquiridos bilionários votou em ex-presidentes. Dez favoreceram Ronald Reagan, talvez sem surpresa, uma vez que é conhecido por reduzir os impostos sobre os ricos, com a promessa de riqueza para todos os americanos. Entre os que selecionaram Reagan estão David Hoffmann, um promotor imobiliário de Flórida; Larry Connor, bilionário do imobiliário; e Raj Sardana, um ex-engenheiro de mísseis que se tornou bilionário no outsourcing de IT.
“Reagan inaugurou uma nova era de conservadorismo que estava ausente há mais de 50 anos”, referiu Hoffman, lembrando que “era um excelente comunicador, era querido por ambos os partidos e representava a melhor geração do país”.
Doze multimilionários votaram em Abraham Lincoln. O bilionário indiano Anurang Jain elogiou Lincoln “pela sua liderança durante a guerra civil e a abolição da escravatura”. Entre os seus outros apoiantes: o bilionário dos concessionários de automóveis Norman Braman, o magnata das finanças Stephen Smith e o titã das telecomunicações Rob Hale.
O inquérito encontrou paralelo num estudo C-SPAN de 2021, que entrevistou historiadores a cada quatro anos para avaliar a liderança dos presidentes anteriores. Nesse estudo, Reagan surgiu em 9º lugar, sendo que Trump apenas no 41º posto. Já uma sondagem semelhante do Siena College Research Institute em 2022, Lincoln ficou em segundo lugar, atrás de Franklin D. Roosevelt, enquanto Reagan ficou em 18º.
O segundo presidente mais popular entre os multimilionários inquiridos pela ‘Forbes’ foi George Washington, com três votos, seguido de Bill Clinton e Barack Obama, que receberam dois votos cada. A completar a lista: Dwight Eisenhower, George Bush, Franklin D. Roosevelt, John F. Kennedy e Trump, com um voto cada.














