A EDP, através da EDP Renováveis (EDPR), assinou um contrato de longa duração (Power Purchase Agreement – PPA) com a Bloomberg para fornecer energia limpa suficiente para cobrir todo o consumo de eletricidade na Europa Continental.
Este acordo de 10 anos está vinculado a um projeto híbrido pioneiro de energia eólica e solar em Espanha, especificamente no novo projeto solar Rabosera, que está em fase final de desenvolvimento. Este projeto solar, que será instalado nas proximidades do parque eólico Rabosera, em operação há mais de uma década entre os municípios de Luna (Saragoça) e Gurrea de Gállego (Huesca), visa utilizar a infraestrutura de rede existente.
Este modelo de integração de tecnologias eólica e solar num único local reduz custos, simplifica o processo e minimiza o impacto ambiental.
O parque solar Rabosera deverá produzir mais de 14 GWh por ano, com 80% dessa produção ligada ao contrato com a Bloomberg, garantindo à empresa os atributos ambientais durante a vigência do contrato. Este projeto faz parte da estratégia da Bloomberg de atingir 100% do seu consumo de eletricidade a partir de fontes renováveis até 2025, e alcançar emissões líquidas zero até 2040.
“Os projetos híbridos são uma opção forte para aumentar a penetração das energias renováveis e otimizar a utilização da rede, e nós, na EDP, estamos satisfeitos por continuar a implementar esta opção em vários mercados. Com este PPA associado ao projeto solar Rabosera, podemos contribuir para os ambiciosos objetivos energéticos da Bloomberg e estabelecer uma parceria com outra empresa de renome internacional”, afirma Rocio Sicre, Country Manager da EDPR para Espanha.
Por sua vez, Amy Springsteel, Diretora de Sustentabilidade da Bloomberg, sublinhou que “este novo e inovador acordo marca um notável passo em frente na nossa jornada para obter 100% da nossa eletricidade a partir de fontes renováveis certificadas até 2025, bem como no nosso objetivo de redução de emissões líquidas zero até 2040”.
Este contrato eleva para nove o número total de PPAs de energias renováveis da Bloomberg, sendo o primeiro fora da América do Norte.
A relação entre a Bloomberg e a EDPR remonta a 2015, quando ambas as empresas assinaram um acordo de longo prazo para fornecimento de energia limpa aos escritórios da Bloomberg em Nova Iorque, marcando na época a maior aquisição empresarial de energia renovável no estado.














