EDP arranca com programa para captar startups com soluções inovadoras em energias limpas

A EDP abriu as candidaturas para o segundo módulo da 9ª edição do seu programa de inovação aberta, o Energy Starter, dedicado a soluções inovadoras para energias renováveis.

André Manuel Mendes
Julho 10, 2025
11:37

A EDP abriu as candidaturas para o segundo módulo da 9ª edição do seu programa de inovação aberta, o Energy Starter, dedicado a soluções inovadoras para energias renováveis.

Startups e scaleups de todo o mundo podem candidatar-se até 22 de agosto para colaborar com a empresa numa plataforma que visa acelerar a transição energética.

O programa junta gestores da EDP e empresas emergentes para desenvolver tecnologias que impulsionem a implementação, operação e comercialização de energias renováveis, com foco na integração de armazenamento e na maximização do valor dos ativos em diferentes mercados de energia.

“Na EDP, acreditamos que a verdadeira inovação acontece através da colaboração. O Energy Starter é mais do que um programa — é uma plataforma de lançamento para a cocriação de soluções com impacto, em parceria com startups de todo o mundo. Ao combinarmos a sua agilidade e criatividade com a nossa escala global e conhecimento do setor, pretendemos acelerar a adoção de tecnologias que vão moldar o futuro da energia”, afirma Tomás Moreno, responsável pelo ecossistema de inovação da EDP.

Nesta edição, o Energy Starter procura startups com soluções para diversas áreas, incluindo a redução do impacto ambiental e geração de valor, a aceleração da implementação de renováveis com otimização da construção e integração na rede, a maximização do desempenho e automatização das operações, tecnologias emergentes para geração limpa, soluções inovadoras de armazenamento energético para além do ião-lítio, bem como ferramentas para melhorar a comercialização de energia a curto prazo.

Após o período de candidaturas, as startups selecionadas passarão por uma avaliação online em setembro e outubro e poderão participar num bootcamp presencial na sede da EDP, em Lisboa, entre 25 e 27 de novembro. Durante o bootcamp, terão a oportunidade de colaborar diretamente com gestores e equipas da empresa para acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto.

Os projetos aprovados serão totalmente financiados pela EDP, que fornecerá acesso a dados e ativos, acompanhando de perto a implementação das soluções para garantir a sua adaptação às necessidades do grupo. A meta é transformar estas inovações em parcerias comerciais de longo prazo que impulsionem a transição para uma economia de energia limpa.

Até hoje, o programa e outras iniciativas da EDP com startups já resultaram em mais de 150 projetos-piloto, 40 implementações comerciais e cerca de 140 milhões de euros em negócios gerados.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.