É uma gaivota? Um carro elétrico? Conheça o Tesla-Benz

Embora no extenso catálogo de carros Mercedes-Benz encontremos modelos elétricos rotulados como EQ, era necessário um 300 SL Gullwing, mais conhecido como ‘gullwing’ (asa de gaitova), para uma startup queria dar-lhe outra vida e trazê-lo para o presente, eletrificando-o baseado num Tesla Model 3

Automonitor
Julho 19, 2024
17:04

Já ouviu falar do fenómeno ‘retrofit’?

Trata-se da conversão de um carro histórico a combustão tradicional num modelo elétrico. Nesta mesma linha de inovação (e conversão), há também o ‘restmod’, a transformação de clássicos de luxo em poderosos modelos eletrificados onde é possível ver-se exemplos como, por exemplo, um Mercedes-Benz ‘asa de gaivota’ com um Tesla. O resultado? Um Tesla-Benz, feito à medida do cliente.

Desde que a Mercedes-Benz entrou no negócio dos carros elétricos, pensava-se que a marca alemã deixaria para trás os motores de combustão híbridos e tradicionais e se tornaria 100% elétrica. No entanto, está a reverter o projeto e planeia continuar a vender os seus carros tradicionais até 2030. Enquanto isso acontece, uma empresa californiana decidiu combinar modelos antigos da empresa alemã com carros da Tesla para fazer uma estranha mistura de ‘restmod’.

Embora no extenso catálogo de carros Mercedes-Benz encontremos modelos elétricos rotulados como EQ, era necessário um 300 SL Gullwing, mais conhecido como ‘gullwing’ (asa de gaitova), para uma startup queria dar-lhe outra vida e trazê-lo para o presente, eletrificando-o baseado num Tesla Model 3.

No quadro histórico da Mercedes-Benz, o 300 SL Gullwing tornou-se um veículo de culto. Uma espécie de herança automóvel pelo que o seu design significou, a sua tecnologia dos anos 50, as suas corridas desportivas e o seu reconhecimento como um dos carros mais maravilhosos alguma vez construídos – na sua descrição, é um incrível cabrio de dois lugares, baseado no carro de corrida W194, com estrutura tubular e impressionantes portas em forma de asa de gaivota que se abrem para cima.

O 300 SL Gullwing é movido pelo motor M198 de 3,0 litros e seis em linha, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades, produzindo 222 cavalos, impulsionando-o para uma velocidade máxima de 217 km/h. O motor deve puxar uma estrutura leve, que pesa apenas 1.500 quilos.

Para converter o icónico 300 SL Gullwing num EV, a equipa da startup S-Klub pegou num Tesla Model 3 funcional, cortou a sua carroceria, apertou-o um pouco e colocou-lhe o Mercedes ‘gullwing’. Simples…

O melhor é mesmo ver as fotografias:

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/mercedes-amg-gt-63-pro-4matic-traz-ainda-mais-agilidade-e-potencia-em-pista/

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/quer-um-carro-novo-ja-pode-comprar-um-mercedes-benz-e-pagar-com-criptomoedas/

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/tesla-cobra-para-desbloquear-autonomia-que-o-carro-ja-possui-ate-mais-80-km-se-decidir-abrir-os-cordoes-a-bolsa/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.