“É um enorme valor que tem”: Zelensky diz que PM da Índia pode ser figura-chave a negociar fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou esta segunda-feira que a Índia poderia desempenhar um papel importante na mediação de um acordo de paz que ponha fim à guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Em entrevista ao The Times of India, Zelensky destacou a importância global de Nova Deli, sugerindo que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, poderia incentivar Moscovo a sentar-se à mesa de negociações.

Para o presidente ucraniano, a posição de Modi é de especial relevância, dada a dimensão e influência da Índia no cenário global. “Modi é o primeiro-ministro de um país realmente enorme, do ponto de vista populacional, económico, de influência e de impacto”, referiu Zelensky. Acrescentou ainda que “Modi tem a capacidade de influenciar o fim da guerra na Ucrânia. Este é o grande valor de Modi em qualquer conflito; este é o enorme valor da Índia”.

A Ucrânia passou a ver a Índia como um possível parceiro para mediar as suas relações com o Kremlin, reconhecendo o histórico de neutralidade e de diplomacia multilateral de Nova Deli. Sendo a nação mais populosa do mundo e conhecida pela sua política de não-alinhamento, a Índia é, para a Ucrânia, uma aliada ideal para este tipo de intervenção diplomática.

Embora Nova Deli tenha evitado criticar diretamente a invasão russa na Ucrânia e mantido relações cordiais com Moscovo, a Índia manifestou-se, por várias vezes, a favor do respeito pela soberania e integridade territorial dos países. Em agosto, Modi comprometeu-se, durante uma visita a Kyiv, a apoiar uma possível resolução pacífica do conflito e a manter-se “amigo” da Ucrânia, o que Zelensky vê como uma base importante para futuras negociações.

Zelensky afirmou ainda que uma intervenção diplomática da Índia, liderada por Modi, seria um passo positivo para o avanço do diálogo de paz, que “indubitavelmente” poderia ter lugar na Índia, caso Nova Deli optasse por desempenhar esse papel. O presidente ucraniano também sugeriu que a Índia poderia colocar pressão sobre Moscovo por outras vias, caso decidisse apoiar Kiev no conflito. Entre as medidas que considera eficazes estão “o bloqueio da economia russa, o bloqueio de recursos energéticos baratos e o bloqueio do complexo industrial de defesa da Rússia”.






Comentários
Loading...