Foram selecionados 11 projetos para a segunda fase do concurso “Vamos dar uma segunda vida às notas”, uma iniciativa que visa encontrar soluções sustentáveis para o reaproveitamento dos resíduos das notas de euro fora de circulação.
As propostas serão apresentadas no próximo dia 25 de março, pelas 14h30, no Museu do Dinheiro, em Lisboa. As inscrições para a sessão de apresentação estão abertas.
Durante a sessão, os candidatos terão 7 minutos para expor as suas ideias de reutilização dos resíduos de notas que não cumprem os requisitos de qualidade para continuarem em circulação. O concurso procura soluções alternativas à incineração, que sejam não só ambientalmente responsáveis, mas também geradoras de valor.
Após a apresentação, serão selecionadas três propostas para avançarem para a fase de desenvolvimento de protótipo. A escolha será feita por um júri composto por nomes de destaque, como Clara Raposo, Vice-Governadora do Banco de Portugal, que preside ao júri, e os especialistas Paulo Ferrão, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, Giuseppe Mosele, Principal R&D Expert do Banco Central Europeu, Mónica Fernandes, Coordenadora de Área do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal, e Dália Henriques, Gestora do Sistema de Gestão Integrado da Valora, S.A.
O Banco de Portugal oferecerá até 10.000 euros a cada uma das três candidaturas selecionadas para apoiar o desenvolvimento dos seus protótipos. O anúncio dos vencedores será feito até 30 de maio de 2025.




