É oficial: aliança Honda-Nissan-Mitsubishi vai concentrar-se em EV e software
Onde há fumo, há fogo: a aliança Honda-Nissan, anunciada em março último, vai ampliar-se a outra marca japonesa, a Mitsubishi: as três assinaram um memorando de entendimento para discutir a melhor forma de trabalhar em conjunto os veículos elétricos e software.
“As discussões entre a Nissan e a Honda sobre uma possível parceria progrediram, e decidimos participar nesta estrutura”, referiu Takao Kato, presidente e CEO da Mitsubishi Motors. “A colaboração com os parceiros é essencial na indústria automóvel de hoje, que está a passar por rápidas mudanças devido às inovações tecnológicas. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades numa variedade de campos através da colaboração entre as três empresas.”
A Nissan e a Honda emitiram um comunicado a indicar que o acordo entre ambas visa canalizar os seus esforços para desenvolver veículos definidos por software (SDV): as duas marcas japonesas vão investir em software para melhorar a tecnologia de direção autónoma, conectividade e IA – a cooperação também vai incluir o desenvolvimento conjunto de novas baterias e eixos movidos eletricamente através da partilha de motores e inversores.
A Nissan e a Honda também concordaram em partilhar modelos e completar as linhas uma da outra, tanto com carros de combustão quanto com EV – a entrada agora da Mitsubishi tornou prematuro dizer se também será incluída nessa estratégia oficialmente apelidada de “complementação mútua de veículos” – vale a pena notar que a Nissan tem uma participação de 34% na Mitsubishi.
A aliança pretende combater a rápida ascensão dos EV da China. Em vez de trabalharem inteiramente por conta própria — um esforço longo e custoso — as três marcas uniram forças para acelerar o desenvolvimento e alcançar economias de escala. Honda, Nissan e Mitsubishi devem enfrentar uma competição cada vez mais acirrada, pois os carros elétricos da China são significativamente mais baratos e mais diversos.
O que poderá sair desta aliança? De acordo com o site especializado ‘Motor1’, nada de emocionante por agora – não há menção de um carro desportivo para replicar o sucesso que a Toyota e a Subaru tiveram com o GR86/BRZ. A realidade cruel é que há mais dinheiro para carros populares, particularmente crossovers e SUV.
Esta não é a primeira grande aliança entre marcas japonesas anunciada em 2024: Toyota, Mazda e Subaru realizaram uma conferência conjunta para expressar o seu compromisso de longo prazo com motores de combustão. Os três visam prolongar a vida útil dos ICE através da hibridização e combustíveis neutros em carbono.