É muito mais fácil do que parece: sete sinais de que o seu telemóvel foi hackeado

Conforme os smartphones se tornam mais avançados, começamos efetivamente a transportar pequenas versões de nós mesmos nos nossos bolsos: desde fotos privadas a mensagens pessoais, diários e finanças, um hacker que entre num smartphone pode ganhar informações valiosas com consequências devastadoras.

Os ataques cibernéticos estão em constante expansão, sendo que o FBI já alertou os utilizadores da Apple e Android para não trocarem mensagens – em vez disso, optarem por serviços encriptados como o WhatsApp. De acordo com os britânicos do ‘Metro’, há sete sinais que devem ser observados que podem ser uma pista de que o seu dispositivo foi pirateado.

Em primeiro lugar, procure por problemas de bateria: se der conta que o seu telemóvel aquece ou fica sem energia mais rapidamente do que antes, isso é sinal que pode haver malware a correr em segundo plano sem que saiba. O malware também pode ser responsável pelo desempenho lento – por isso, se notar que o seu smartphone ‘rasteja’ como um caracol, é melhor verificar o que está instalado.

O mesmo pode ser dito se notar um aumento nos seus dados. Os hackers são capazes de invadir remotamente o seu telefone (até mesmo através de carregadores) e podem estar a utilizar os seus dados inesperadamente.

O quarto sinal de que o seu smartphone pode ter sido pirateado são aplicações que não reconhece: por vezes é fácil encher o seu telemóvel de aplicações – quando faz compras ou vai de férias, por exemplo – mas fique atento às aplicações que instalou. Tal como acontece com as aplicações que não se lembra de ter instalado, pop-ups estranhos podem indicar que o seu dispositivo foi comprometido. O mesmo acontece com atividades incomuns, como mensagens de texto estranhas ou chamadas enviadas de lugares desconhecidos.

Por último, o maior sinal de que algo está mal: se o seu smartphone se desligar repentinamente.

Se acha que o seu dispositivo foi comprometido, leve-o imediatamente a um profissional que provavelmente poderá verificar o que se passa nos bastidores. Há formas para se tornar menos vulnerável a ataques: isto inclui manter o seu software totalmente atualizado, ter uma variedade de palavras-passe diferentes em vez de utilizar apenas uma e evitar pontos de acesso Wi-Fi públicos.

Ainda assim, existem muitos hackers que podem entrar no seu telefone em segundos e, com isso, ter acesso a alguns dos seus detalhes mais preciosos. O principal conselho é estar atento e, se algo lhe parecer suspeito, verifique. Afinal, mais vale prevenir do que remediar.