A Galp vai aumentar os preços da eletricidade e do gás natural a partir de 1 de abril, com subidas médias de 4% e 12%, respetivamente. A empresa justifica a decisão com o aumento do custo do gás natural nos mercados internacionais e a variação dos preços da eletricidade no Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel).
De acordo com informações recolhidas pelo ‘Negócios’, a atualização de preços afetará a fatura mensal dos clientes, dependendo da potência contratada e do consumo de cada família.
Para mitigar o impacto do aumento, a Galp anunciou uma compensação sob a forma de um voucher de desconto de cinco euros por mês durante três meses, para utilizar nos abastecimentos de combustível da marca.
Segundo as estimativas da empresa, uma família com uma potência contratada de 3,45 kVA verá a sua fatura aumentar em cerca de 90 cêntimos, enquanto uma com 6,9 kVA poderá pagar mais 1,4 euros. No gás, para um agregado no primeiro escalão de consumo, a subida rondará os 1,8 euros por mês.
A petrolífera esclarece que estas subidas refletem o custo crescente da energia nos mercados internacionais e que não revia os preços desde outubro de 2024. No entanto, as taxas e o IVA não estão incluídos nos cálculos da fatura.














