Draycott compra francesa Verescence: é o maior investimento de sempre liderado por uma private equity portuguesa

Com presença industrial na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a Verescence tem uma quota de mercado mundial de cerca de 21% e é parceira estratégica de marcas como Chanel, LVMH, Hermès e L’Oréal

Executive Digest
Maio 29, 2025
11:24

Após a entrada da Purever em 2024, a Draycott, gestora diversificada de ativos alternativos que combina capital próprio com património familiar selecionado, faz agora um segundo investimento internacional em menos de um ano, adquirindo a Verescence, líder global de embalagens de vidro para o segmento da beleza e cosmética de luxo. A transação, no valor de €490M, representa o maior investimento liderado por uma private equity portuguesa, segundo a TTR Data.

Com presença industrial na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a Verescence tem uma quota de mercado mundial de cerca de 21%. Parceira estratégica de marcas como Chanel, LVMH, Hermès e L’Oréal, combina mais de 130 anos de experiência com inovação, excelência técnica e compromisso com sustentabilidade, oferecendo um portefólio diferenciado de soluções decoradas e patenteadas.

Vista como uma oportunidade única de investimento numa empresa líder mundial, a Draycott prepara-se agora para apoiar a próxima fase de crescimento da Verescence alavancando a sua experiência em eficiência operacional, evolução estratégica de portefólio e liderança em sustentabilidade. Numa altura em que segmento de luxo está a crescer a uma taxa anual de 6,7% (CAGR 2023-2028), o negócio, para o qual a Draycott angariou a Movendo Capital, apresenta um perfil de retornos muito atrativo, consolidando a estratégia de atuação da gestora de ativos em setores premium, com ativos líderes, e uma abordagem global altamente disciplinada.

“Esta transação reflete o que está no centro da nossa atuação na Draycott: identificar ativos globalmente diferenciados, em setores com dinâmicas estruturais favoráveis, e executar investimentos de elevado impacto com rigor. Liderar uma operação desta dimensão – cruzando geografias, stakeholders e cronogramas — reforça a solidez e disciplina da nossa equipa”, acrescenta Vanessa Moura Brás, investment partner na Draycott.

Em 2024, a unidade de private equity da Draycott consolidou-se como a investidora portuguesa mais ativa, liderando tanto em capital investido – mais de €300M envolvidos – como no número de transações realizadas – um total de nove – segundo dados da TTR Data. Com conhecimento e experiência diversificados e comprovados em private equity, real estate e venture capital, esta aquisição histórica reforça a ambição da Draycott no mercado português e além-fronteiras.

“A Verescence representa muito mais do que uma transação – é uma afirmação clara da ambição da Draycott em posicionar-se como um player de relevância. Esta operação evidencia o papel crescente dos investidores locais no panorama internacional, refletindo a nossa capacidade de originar e estruturar investimentos complexos além-fronteiras. Abordamos cada oportunidade com criatividade, agilidade e um forte alinhamento de interesses, sempre focados na criação de valor a longo prazo”, declara João Coelho Borges, founding partner na Draycott.

Este investimento assinala um novo marco na história do private equity nacional, demonstrando que os fundos portugueses estão preparados para liderar transações de escala global, num setor altamente competitivo e exigente.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.