A DINA está a chegar e vai mudar o estado do tempo nos próximos dias: saiba o que vão dizer os termómetros

Esta crista, relativamente forte, tem empurrado ar subtropical para o nosso país, o que reforçou os períodos de calor, mas também vai gerar um ambiente muito favorável para o desenvolvimento de tempestades

Francisco Laranjeira
Junho 23, 2025
6:15

Está a chegar uma DINA: não, não é tempestade, mas sim uma bolsa de ar frio, associada geralmente a muita instabilidade. Ou seja, de acordo com os especialistas do ‘Tempo.pt’, esta “gota fria” – que se deslocou ao longo do fim de semana -, pela sua posição e características, vai favorecer o desenvolvimento de tempestades fortes e organizadas que poderão afetar Portugal.

Esta crista, relativamente forte, tem empurrado ar subtropical para o nosso país, o que reforçou os períodos de calor, mas também vai gerar um ambiente muito favorável para o desenvolvimento de tempestades.

Um destes episódios de tempestade poderá ocorrer, com uma probabilidade muito elevada, durante os primeiros dias desta semana: uma bolsa de ar frio aproximar-se-á de oeste, aumentando a sua amplitude e fechando a sua circulação durante este domingo, dando origem a uma DINA que se localizará a sudoeste da Península Ibérica. A depressão, agora isolada, começará a deslocar-se para nordeste ao longo desta segunda-feira e atingirá previsivelmente a Península Ibérica na terça-feira.

A baixa térmica sobre o território peninsular, mais intensa durante o dia, empurrará ventos carregados de humidade para o interior, o que facilitará o aparecimento de convecção e a organização de tempestades.

Depois de no fim de semana as tempestades terem crescido de forma desorganizada nas zonas do interior e norte peninsular, é expectável que se tornem mais organizadas a partir desta segunda-feira, com possibilidade de ocorrência de tempestades fortes até quarta-feira.

Em princípio, o norte e uma grande parte do interior da península serão os setores com maior probabilidade de formação destes fenómenos.

A partir de quarta-feira, os termómetros voltam a disparar para temperaturas semelhantes às vividas na semana passada.

O que vão dizer os termómetros esta semana?

Viana do Castelo – entre 13 e 27 graus
Braga – entre 13 e 34 graus
Bragança – entre 15 e 35 graus
Vila Real – entre 14 e 34 graus
Porto – entre 14 e 27 graus
Aveiro – entre 16 e 25 graus
Viseu – entre 14 e 33 graus
Guarda – entre 15 e 31 graus
Castelo Branco – entre 17 e 38 graus
Coimbra – entre 15 e 31 graus
Leiria – entre 15 e 29 graus
Santarém – entre 15 e 36 graus
Portalegre – entre 17 e 36 graus
Lisboa – entre 16 e 33 graus
Setúbal – entre 15 e 35 graus
Évora – entre 15 e 39 graus
Beja – entre 16 e 40 graus
Faro – entre 18 e 35 graus
Funchal – entre 19 e 29 graus
Ponta Delgada – entre 17 e 25 graus.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.