Desfile dos Clássicos do Museu da Carris: Lisboa ‘regressa’ hoje ao início do século

Mais de uma dezena de elétricos e autocarros do Museu da Carris vão regressar às ruas de Lisboa este sábado, para assinalar os 152 anos da Carris. O Desfile dos Clássicos, que nesta edição marca também os 25 anos do Museu da Carris, vai fazer o trajeto Estação de Santo Amaro-Algés-Estação de Santo Amaro, em dois horários distintos: 10:30 e 16:00.

“Esta é uma oportunidade única para regressar ao início do séc. XX, a bordo do Elétrico Salão Aberto nº 283, do Elétrico Salão Fechado nº 330, do Elétrico nº 444 ou do T1. É também possível viajar no Elétrico nº 535, um dos primeiros elétricos construídos pelas oficinas da Carris, ou conhecer o Elétrico nº 802, que esteve ao serviço na cidade de Lisboa quando os elétricos eram o transporte público de eleição”, lê-se em comunicado da Carris, que revela ainda a estreia do Elétrico nº 741, um emblemático “caixote” de 1947 – será ainda possível descobrir os elétricos temáticos com elementos e técnicas nacionais tradicionais, como a cortiça, a tapeçaria de Arraiolos e os bordados da Madeira.

Além dos transportes da primeira metade do século passado, este ano, o Desfile de Clássicos vai ainda contar com os Autocarros 301, de dois pisos; e o autocarro 1001, o clássico “laranjinha” de 1975 que muito circulou pela cidade nos anos 80.

Este sábado, dia do Desfile de Clássicos da Carris, vai ainda contar com as atuações da Banda da Carris antes de cada passeio, além de encenações e muitas outras surpresas. Para participar no Desfile de Clássicos 2024, é necessária a aquisição de bilhete, online, no valor de 10 euros – que pode adquirir aqui.