Uma dentadura postiça usada por Winston Churchill durante seu discurso “Vamos lutar nas praias” será vendida em leilão no próximo mês.
Para muitos soldados britânicos, o dia 4 de junho de 1940 foi o dia da sobrevivência. Encurralados na cidade portuária de Dunquerque, no norte da França, mais de 300 mil soldados conseguiram retornar a Inglaterra em barcos, graças à ordem pessoal de Hitler para que a ofensiva nazi recuasse.
A Batalha de Dunquerque, que durou de 25 de maio a 4 de junho daquele ano, foi uma das mais frenéticas da Segunda Guerra Mundial.
Nesse dia, o que ficou registrado foi o discurso do então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, motivando os seus soldados para continuar a luta, seja nos mares, ruas, praias ou colinas.
Mais de 80 anos depois, a dentadura em ouro usada por Churchill nesse discurso vai a leilão e espera-se que atinjam entre as 5.000 e 8.000 libras (5.845 e 9.350 euros).
Liz Poole, diretora da The Cotswold Auction Company, disse que “a dentadura postiça de Churchill deve estar entre os itens mais incomuns que já vendemos”.
O falecido primeiro-ministro mandou fazer suas dentaduras especialmente para ajudar a superar um problema na fala que desenvolveu na infância, e levava sempre consigo um par extra. Acredita-se que foram feitas 4 dentaduras, sendo que uma foi enterrada com ele.
“Isso permitiu-lhe falar de forma eficaz – um atributo vital para qualquer político, e especialmente para alguém cujas capacidades de expressão foram tão fundamentais para o seu sucesso”, afirmou o seu dentista, Wilfred Fish.














