O projeto de um novo jato movido a hidrogénio poderá reiniciar a era dos voos hipersónicos que promete reduzir em várias horas o tempo de viagem aérea à volta do mundo: o último avião com tais capacidades foi o Concorde, que no seu auge atravessou o Atlântico em 3h30, a uma velocidade superior a 2.100 km/h.
No entanto, revelou esta terça-feira a ‘Euronews’, uma start-up da Suíça quer reduzir o atual tempo de viagem entre Paris e Nova Iorque das 8 para apenas 1h30. A Destinus pretende construir o primeiro avião comercial movido a hidrogénio capaz de viajar a uma velocidade cinco vezes superior à do som e a altitudes superiores a 33 km.
A empresa tem estado a testar o seu protótipo de avião nos últimos dois anos, anunciando voos de teste bem-sucedidos do seu segundo protótipo – Eiger – no final de 2022. “Os protótipos são diferentes do produto final porque este tem uma tecnologia de propulsão muito avançada”, disse Bart van Hove, diretor de estudos avançados da Destinus, durante o Paris Air Show.
“Tem diferentes tipos de motores, turbojatos e ramjet, todos movidos a hidrogénio e todos arrefecidos a hidrogénio. Portanto, isso corresponde a uma configuração específica do veículo, tal como se vê na nossa visão, de um avião que capta uma grande quantidade de ar e tem uma conduta central que se divide em várias condutas de motor. Não é o caso do protótipo, porque vamos passo a passo”, referiu.
A energia de hidrogénio tem sido alvo de diversas investigações – recentemente, investigadores da Universidade RMIT em Melbourne, na Austrália, desenvolveram catalisadores impressos em 3D que podem alimentar o voo hipersónico e atuar como agente refrigerante para combater o calor extremo gerado quando as aeronaves voam cinco vezes a velocidade do som, que é cerca de 6.100 km/h.
A essas velocidades, as futuras companhias aéreas comerciais poderiam voar entre Londres e Nova Iorque em cerca de 90 minutos.
Para a Destinus, a sua tecnologia poderá fazer um voo de Frankfurt para Sidney em apenas 4h15 em vez das 20 horas atuais – já um voo de Frankfurt para Xangai levaria 2h45, oito horas menos do que essa viagem demora atualmente.
At @salondubourget we have unveiled Destinus 3 – the world's first #hydrogen-powered #supersonic unmanned vehicle, aiming to achieve a speed of Mach 1.3. #greenfuture #aerospace #futuremobility #ParisAirShow2023 pic.twitter.com/atnCnX2Th7
— Destinus (@destinusaero) June 22, 2023














