Os CTT – Correios de Portugal, continuam a sua missão de sustentabilidade ao compensar anualmente as emissões carbónicas do Correio Verde, apoiando projetos ambientais em Portugal e no estrangeiro. Este ano, a empresa convida o público a participar na escolha desses projetos, com votações já em curso no site oficial dos CTT.
O Correio Verde é uma opção prática e sustentável que combina conveniência com a proteção ambiental. As embalagens utilizadas são produzidas com foco no ecodesign, e o serviço de entrega inclui a compensação das emissões carbónicas resultantes do transporte e distribuição.
Os CTT definiram uma estratégia de sustentabilidade até 2030, alinhada com a ambição global de limitar a subida da temperatura a 1.5ºC. Assim, as emissões inevitáveis ao longo da cadeia de valor são compensadas através de apoio a projetos pré-selecionados, que oferecem benefícios ambientais e sociais, como a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades locais.
Os projetos em votação incluem:
Nacionais:
- Conservação dos Organismos Fluviais: Este projeto visa preservar as espécies de peixes de água doce mais ameaçadas em Portugal, promovendo ações de reprodução e medidas de conservação do seu habitat.
- Conservação dos Bosques: Tem como objetivo criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, valorizando a flora portuguesa e contribuindo para a recuperação da floresta.
Internacionais:
- Proteção do Pantanal – Serra do Amolar: Este projeto foca na proteção de áreas do bioma Pantanal, consolidando um corredor ecológico e combatendo a desflorestação não planejada e ilegal.
- Indonésia: Rimba Raya: Visa a preservação da floresta tropical de Bornéu e a restauração de turfeiras, habitats vitais para o sequestro de carbono, evitando a desflorestação para a produção de óleo de palma.
As votações decorrem até ao próximo dia 15 de outubro. Para mais informações sobre os projetos, consulte o site dos CTT.












