Crédito à habitação: Apoio aos jovens na compra de casa em pausa devido a impasse entre Governo e Banco de Portugal

O avanço da medida que visa apoiar os jovens na compra de habitação permanente, mediante a concessão de uma garantia pública, está a ser travado pela falta de acordo entre o Banco de Portugal (BdP) e o Governo liderado por Luís Montenegro.

O Governo pretende que os bancos possam emprestar 100% do valor do imóvel com esta garantia, mas o BdP insiste na necessidade de prudência para garantir o cumprimento dos contratos, revela o ‘Expresso’.

João Pedro Oliveira e Costa, presidente do BPI, destacou que, embora a medida seja bem-intencionada, a sua concretização será difícil, opinião partilhada por outros banqueiros e fontes do mercado financeiro que preferiram não ser identificados.

Entre as dúvidas levantadas pelo setor bancário, destaca-se a questão de como será tratada a garantia. Uma fonte da banca questiona se o valor correspondente à garantia será pago primeiro ou se a outra parcela, até 85%, terá prioridade. Caso o Estado tenha prioridade, a garantia extinguir-se-á quando o empréstimo for igual ou inferior a 85% do valor do financiamento.

Rstão em curso reuniões entre as Finanças, a APB e o BdP para tentar resolver os impasses, sendo que o BdP não foi previamente consultado sobre a medida. Enquanto isso, os pedidos de crédito para compra de habitação por jovens até 35 anos estão suspensos, aguardando a aprovação da nova legislação.