Covid-19. Nova estirpe dita continuação do fecho da fronteira francesa com o Reino Unido

As fronteiras entre França e o Reino Unido vão ficar fechadas e qualquer residente francês que regresse ao seu país deverá ter um teste à covid-19 negativo.

Mara Tribuna
Janeiro 7, 2021
19:43

As fronteiras entre França e o Reino Unido vão ficar fechadas e qualquer residente francês que regresse ao seu país deverá ter um teste à Covid-19 negativo, informou o primeiro-ministro francês, Jean Castex, esta quinta-feira, citado pelo The Guardian.

Até agora, em França, foram identificados 19 casos da nova variante do coronavírus, identificada pela primeira vez no Reino Unido, e as autoridades sanitárias francesas estão a tentar travar a propagação da estirpe ao máximo.

O primeiro-ministro de França disse que 2021 seria o “ano da esperança” e que o país estava a sair-se melhor do que os seus vizinhos. No entanto, apelou à população para continuar a cumprir as medidas de proteção, incluindo o uso de máscaras e distanciamento físico.

Os bares, restaurantes e estações de ski não vão abrir no final do mês e, segundo o governante, ainda é demasiado cedo para dizer se vão conseguir reabrir até meados de fevereiro. Para Castex, a vacina é a “principal esperança” no combate ao vírus e a “prioridade número um” do governo francês.

Em resposta às críticas de que o programa de vacinação tem sido extremamente lento, o primeiro-ministro afirmou que nem todos os franceses poderiam ser inoculados de imediato, uma vez que os idosos eram a prioridade.

Tanto Castex como o ministro da saúde francês, Olivier Véran, apelaram a população a receber a vacina, garantindo que era “segura” e “a coisa certa a fazer para a comunidade” e para “combater o vírus”. As sondagens mostram que cerca de 50% dos inquiridos afirmam que não querem ser vacinados e que existem receios generalizadas associados à vacina em França.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.