Covid-19: Está na altura de voltar à máscara? Especialistas norte-americanos dizem que sim
O número de casos de Covid-19 está a aumentar nos EUA, à medida que, segundo as sondagens cai o número de pessoas que diz usar máscara com frequência em público e fazer testes semanais à doença em casa e, perante a ameaça de nova vaga, assombrada pela nova variante BA.2.86, há muitos especialistas que defendem que o uso de máscara deve voltar a ser recomendado e adotado como comportamento regular.
De acordo com Jonathan Reiner, cardiologista, se é um dos grupos em risco de contrair doença grave ou de morrer devido à Covid-19, está na altura de voltar a usar o equipamento de proteção individual. “Os octogenários constituem o grupo de maior risco de complicações após a infeção por Covid”, indica à CNN o especialista.
Até o Presidente dos EUA é aconselhado a usar a máscara: “Pelo menos até que os números comecem a cair novamente, seria apropriado que o Presidente Biden tomasse algumas precauções e usasse uma máscara nas multidões”, aponta o cardiologista.
Também pessoas com diabetes, cancro, doenças crónicas do fígado, rins ou pulmões, que tenham feito transplante de órgãos ou células estaminais, com VIH ou outras doenças que comprometam a imunidade, com historial de doença cardíaca, AVC, demência ou problemas de saúde mental, segundo o médico, devem já, perante os primeiros sinais de uma possível nova vaga da Covid-19, começar a usar máscara.
Da mesma foram prestadores de cuidados de saúde e outras profissões que impliquem contacto com doentes ou grupos de risco devem ponderar a utilização de equipamento de proteção.
Eric Topol, também cardiologista, recomenda o uso de máscara “em espaços fechados, quando há muitas pessoas e pouca ventilação, ainda estou desconfiado neste momento, especialmente com o aumento que estamos a ver agora, que não sei quando vai estabilizar ”
Para já o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomenda que as pessoas “usem uma máscara com o melhor ajuste, proteção e conforto”, mas não faz qualquer recomendação geral à população para que volte a usar máscaras, ainda que apenas em determinadas situações.
No entanto tudo poderá mudar caso, arrastado pelo numero crescente de novos casos, comece também a subir o número de hospitalizações devido à Covid-19. Segundo o CDC, o uso universal de máscara é recomendado em jurisdições com 20 ou mais casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes, nos hospitais locais e por indivíduos de alto risco, quando há entre 10 a 19,9 pessoas em cada 100 mil são internadas devido ao vírus.
Na semana que terminou a 12 de agosto, registaram-se quatro novos internamentos por Covid-19 por cada 100 mil habitantes nos EUA, número considerado ‘baixo’ pelo CDC. è na Flórida que se concentra maior número de hospitalizações pela doença.